Clima faz preço da cesta de Páscoa subir em São Paulo

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Peixe, azeite e arroz, são ingredientes comuns da Páscoa brasileira. Porém, estes produtos estarão mais caros nas gôndolas dos supermercados e feiras livres em 2024 na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP).

Os itens subiram no comparativo com o a ano passado, segundo dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE.

Na perspectiva da Federação, impactos climáticos são determinantes nesse fenômeno da elevação dos preços. Observe na tabela abaixo o aumento em 2024, aliás, maior do que o observado na última Páscoa.

Azeite o mais caro ingrediente da Páscoa

O exemplo mais evidente é o azeite, que está 42,8% mais custoso na RMSP do que há um ano. Isso se explica pelas condições climáticas adversas que prejudicaram a colheita nos países produtores da Europa nos últimos meses. No Brasil, o fenômeno El Niño também atrapalhou a produção de itens como batata-inglesa, tomate e alho. A consequência é a elevação de preços em 34,7%, 17,5% e 9%, respectivamente. 

O pescado, por sua vez, parte essencial do almoço de Páscoa, subiu 5,2%, enquanto os chocolates em barra e em pó, ao contrário, apontaram quedas relativas em comparação a 2023, considerando que a inflação do período foi de 4,5%. “Ainda que mais gente esteja empregada, e a renda tenha subido, a pressão dos alimentos tende a dificultar um pouco mais a compra dos ingredientes para os eventos relacionados à data, ou mesmo para o tradicional ovo de chocolate”, pontua Guilherme Dietze, assessor econômico da FecomercioSP. 

É importante salientar que o estudo não capta a variação de preços dos ovos de chocolate em específico, já que, por ser uma produção sazonal e diferenciada, o produto não entra na catalogação feita pelo IBGE. Da mesma forma, é fundamental ressaltar que a comparação entre os preços dos ovos e dos outros formatos do produto (como em barra) é indevida, porque são alimentos com estruturas de produção diferentes. 

Veja também: Clima preocupa produtor de milho no Paraná

Outono mais seco deve beneficiar o corte e moagem da cana

Quer saber como se tornar Premium e ter acesso a recursos climáticos exclusivos? Clique aqui e saiba mais!

Foto: Getty Images