Chuva durante o ciclo da soja no RS beneficou a formação dos grãos

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A colheita da soja registrou avanço gradual no Rio Grande do Sul, de acordo com levantamento da Emater/Ascar-RS. Houve interrupções devido às precipitações, bem como retomada e aceleração após a diminuição da umidade. Contudo, a umidade presente no solo ainda não permite estender a colheita para o período noturno, pois ocasiona dificuldades no deslocamento das plataformas de corte, resultando em maior adesão de solo úmido em suas partes inferiores. A estimativa é que 8% da área cultivada tenha sido colhida. A projeção aponta aumento no ritmo da operação nos próximos dias, pois a área em fase de maturação atinge 42%.

A produtividade demonstra incremento à medida que as lavouras menos precoces finalizam seu ciclo, reforçando as previsões de uma safra altamente satisfatória na maior parte do Estado. Destaca-se o peso dos grãos, o qual se apresenta consideravelmente superior ao das safras anteriores, contribuindo, de forma significativa, para os resultados positivos das lavouras. A adequada qualidade na formação dos grãos é atribuída ao padrão regular de precipitações ao longo do ciclo da cultura, pois ocorreu apenas um breve período de estiagem, que não comprometeu o potencial produtivo na maior parte do Estado.

Foto: Getty Images

A produtividade estadual projetada é de 3.329 kg/ha. Nas lavouras em estágio de enchimento de grãos, que representam 46% da área total cultivada, observa-se pressão significativa de ferrugem-asiática, especialmente nas folhas localizadas no terço inferior das plantas. Essa situação está sendo continuamente monitorada e controlada, identificando-se pequenas regiões onde houve queda precoce das folhas devido ao controle ineficaz à doença.

Leia também: Área plantada cresce e produção de soja chega a 156,5 milhões de toneladas, segundo Agroconsult

Outono mais seco deve beneficiar o corte e moagem da cana

Quer saber como se tornar Premium e ter acesso a recursos climáticos exclusivos? Clique aqui e saiba mais!