Período chuvoso marca o início do plantio de frutíferas no Rio Grande do Norte

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Nesta semana, 56 famílias de agricultores residentes no Assentamento Pirangi, no município de Galinhos, no Rio Grande do Norte receberam 620 mudas de plantas frutíferas para plantio. A entrega é iniciativa do Projeto Vale Sustentável.  

As mudas são destinadas ao plantio nos quintais de cada residência e visa o fortalecimento da agricultura familiar. Foram entregues espécies como: Acerola; Cajarana; Caju; Graviola; Goiaba; Pinha; Siriguela; Tamarindo; Manga Cuité; Manga Espada; Manga Maranhão e Manga Rosa.

Foto: Projeto Vale Sustentável Divulgação

“Cada unidade familiar é beneficiada com o plantio de mudas frutíferas de várias espécies que ao frutificarem contribuirão para a diversificação da dieta alimentar e nutricional das famílias atendidas. Desse modo, o excedente produzido nos quintais produtivos podem ser comercializados nas feiras e supermercados da região gerando renda para as famílias atendidas pelo projeto”, destaca o coordenador do projeto, Elisângelo Fernandes.

Um dos fundadores do assentamento, morador há 28 anos, o agricultor Francisco Canindé, comemora a chegada das mudas no período chuvoso. “Hoje já limpei o roçado e vou plantar minha seriguela ainda hoje”, diz o agricultor.

Em Galinhos serão atendidos também as marisqueiras e pescadores artesanais. Outras ações como a arborização de escolas, de áreas urbanas e rurais, bem como a limpeza de praias e rios também serão realizadas pelo projeto.

Veja também: Colheita da soja entra na reta final em MS

Podcast Agrotalk: Outono marca a temporada de produção de couve-flor no Brasil

Quer saber como se tornar Premium e ter acesso a recursos climáticos exclusivos? Clique aqui e saiba mais!