O último informativo de incêndios Florestais do estado de Mato Grosso do Sul, aponta que ocorreu um aumento de 154,9% na área queimada do Bioma Cerrado/MS e um aumento de 1886,4% no bioma do Pantanal/MS em relação ao ano de 2023.Os dados se referem ao período de 01 de Janeiro até 16 de Junho de 2024.
Os municípios de Corumbá (82,6%), Aquidauana (8,0%) e Porto Murtinho (6,2%) concentram 96,8% dos focos de calor no Pantanal, conforme dados do INPE. Ressalta-se que as plataformas de monitoramento de focos de calor por satélite não distinguem queimas prescritas ou queimas controladas de incêndios florestais. O CBMMS já está em atuação na região desde o dia 02/04/24 e já foram empregados um efetivo de 286 bombeiros e bombeiras militares nas ações de prevenção, preparação e combate aos incêndios florestais. A ocorrência de incêndios florestais atendidos pelo CBMMS aumentou 75,4% em relação ao ano passado.
Previsão para os próximos dias
Na maior parte do interior do Brasil, incluindo o Centro-Oeste, o predomínio é de uma massa de ar seco e quente, alertam os meteorologistas da Climatempo.
O tempo seco favorece as atividades no campo, mas por outro lado, a situação de água disponível no solo acaba ficando cada vez mais restrita, as pastagens tendem a ficar mais secas e o risco para incêndios se acentua. A chance para ocorrência de chuvas significativas é muito baixa.
De acordo co o CEMADEN, a previsão de probabilidade de fogo para o trimestre Junho-Julho-Agosto de 2024 mostra que a maior parte do território do estado do Mato Grosso do Sul encontra-se entre o nível de alerta de “Atenção” e “Alerta”. Já municípios das regiões central, leste, norte e nordeste do estado encontram-se no nível de “Alerta alto”.
Veja aqui a análise para todo o mês de Junho
Proteja seu negócio entendendo os riscos climáticos. Adquira o relatório de mudanças climáticas e tome decisões assertivas!
Está aberta a inscrição do II EMSEA – Encontro Nacional aplicado as Mudanças Climáticas. Venha participar