Possibilidade de queda de granizo

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Nesta segunda-feira (24/06), o avanço de uma frente fria do Sul em direção ao Sudeste ainda vai provocar ventos fortes em algumas localidades da Região Sul e temporais entre Vales, Serra, norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina até áreas do sudoeste do Paraná.

Com o deslocamento da frente fria a chuva se intensifica ainda mais na metade norte gaúcha, principalmente no noroeste, norte e serra, onde há previsão de temporais e chuva volumosa – com risco de transtornos. Por outro lado, na fronteira oeste, campanha e sul, o sol volta aparecer ainda com bastante variação de nuvem e o destaque é a diminuição das temperaturas, devido à entrada do ar polar.

A presença de ar frio polar na atmosfera, o que acontece quando temos a passagem de uma frente fria, facilita para que haja a formação do granizo.

Tempestades com queda de granizo podem causar grandes danos materiais nos centros urbanos e nas áreas rurais. Os produtores, a população de Santa Catarina e nas cidades na divisa com o Paraná devem estar atentos porque há uma possibilidade para ocorrência de queda de granizo ainda hoje (24/06), sobre estas áreas.

Foto: Daiana Albino- LosCedrales

Na terça-feira (25/06), o dia pode começar com geada na Campanha gaúcha. A temperatura pode ficar em torno de 4 °C em Bagé de manhã. Nas missões a condição é de pancadas de chuva a qualquer hora, enquanto em Porto Alegre o sol aparece entre muitas nuvens, mas as instabilidades aumentam à noite e pode chover fraco. No norte do estado, o risco de temporais diminui e há condição apenas de garoa ao longo do dia.

Na quarta-feira (26/06), uma nova área de baixa pressão se forma próximo à costa com uma frente fria associada, voltando a espalhar chuva por grande parte do Rio Grande do Sul. O dia será marcado por tempo bastante nublado e chuva a qualquer hora que pode vir com forte intensidade em alguns períodos. Mais uma vez não se descarta a possibilidade de ocorrência de granizo. Na fronteira oeste, o sol aparece entre muitas nuvens e chove a qualquer momento.

Como o granizo se forma?

Granizo são pedras de gelo que se formam dentro de nuvens de grande extensão vertical chamadas de cumulonimbus. Elas caem das nuvens quando ficam pesadas e as fortes correntes ascendentes que existem dentro das nuvens cumulonimbus não conseguem mais sustentá-las no ar.

Granizos podem ter vários tamanhos ao cair no chão, mas dentro das nuvens são enormes pedras de gelo. No caminho entre a base da nuvem e o chão vão derretendo, perdendo massa, e ainda assim podem chegar à superfície com um tamanho de bolas de tênis, ou com o tamanho de um ovo. A quantidade e tamanho das pedras de gelo são muito variáveis de um evento para outro e de um local para outro.

O granizo pode acontecer em qualquer época do ano, desde que as condições atmosféricas estejam favoráveis.

Proteja seu negócio entendendo os riscos climáticos. Adquira o relatório de mudanças climáticas e tome decisões assertivas!

Está aberta a inscrição do II EMSEA – Encontro Nacional aplicado as Mudanças Climáticas. Venha participar