Colheita do milho atinge 53% no Paraná

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

O clima seco tem favorecido a colheita do milho segunda safra no Paraná. Os trabalhos no campo estão adiantados e o estado já colheu 53% do milho segunda safra, segundo o Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral).

Ainda de acordo com o órgão, o restante do milho 90% está em fase de maturação e 10% em frutificação. Ao todo, 48% das áreas se encontram em boas condições, 33% médias e 19% ruins. Em relação a produtividade os resultados são satisfatórios no sul e sudoeste do Paraná, mas abaixo da média no noroeste, norte, parte do oeste e centro-oeste do estado.

A estimativa é que o Paraná colha 12,950 milhões de toneladas de milho em uma área de 2,421 milhões de hectares cultivados.

Tendência do Clima no Paraná nos próximos dias

A tendência é que o ar frio perca força nos próximos dias. Na segunda metade da semana uma nova frente fria deve avançar pelo Sul do Brasil e deve propagar chuvas fortes principalmente sobre o Rio Grande do Sul até o final de semana.

Entre o domingo (07/07) e o início da próxima semana a chuva avança um pouco mais e se espalha entre Santa Catarina e áreas mais ao sul do Paraná. Há previsão para uma ligeira mudança novamente sobre partes do Sudeste e do Centro-Oeste, especialmente entre São Paulo e Mato Grosso do Sul, até meados da próxima semana, mas mais com aumento de nuvens, do que com condições para ocorrência de chuvas.

A tendência é que a primeira quinzena de julho termine com altos volumes de precipitação entre a metade norte do Rio Grande do Sul e áreas mais ao sul e leste do Paraná, enquanto no interior do Brasil, o tempo seco tende a predominar, com temperaturas em elevação novamente.

Veja também: Clima contribuiu para o aumento de pragas e doenças em 2023

Proteja seu negócio entendendo os riscos climáticos. Adquira o relatório de mudanças climáticas e tome decisões assertivas!

Está aberta a inscrição do II EMSEA – Encontro Nacional aplicado as Mudanças Climáticas. Venha participar