A semeadura da primeira safra de milho da temporada 2024/25, conhecida como milho verão, alcançou 4,2% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil até a quinta-feira (22). Isso representa uma diminuição em relação aos 7,5% registrados no mesmo período do ano anterior, segundo dados da AgRural. A empresa destacou que as atividades estão majoritariamente concentradas no Rio Grande do Sul, o que é típico para esta época do ano. O ritmo mais lento, em comparação ao ano passado, se deve às geadas que ocorreram em meados de agosto, deixando os produtores mais cautelosos.
De acordo com a AgRural, nos estados de Santa Catarina e Paraná, onde o plantio geralmente começa um pouco depois do Rio Grande do Sul, a semeadura ainda é esporádica e deve ganhar força apenas em setembro. Nos demais estados, que seguem um calendário mais tardio, o início da semeadura está previsto para a segunda quinzena de setembro ou até mesmo outubro, dependendo da região.
A AgRural projeta uma redução de 3,5% na área cultivada com milho verão na safra 2024/25 no Centro-Sul do Brasil. Essa queda é atribuída aos preços desfavoráveis do cereal e ao receio de que o fenômeno La Niña possa causar prejuízos na produtividade.
Previsão do tempo para os próximos dias no RS
Nesta terça-feira (27/08), o tempo segue firme em todo o Rio Grande do Sul. A temperatura segue baixa. Há previsão de geada na região da Campanha, áreas de serra e no norte do estado.
Na quarta-feira (28/08), o sol predomina e as temperaturas começam a se elevar gradativamente com a virada dos ventos para o quadrante norte. Ainda há previsão de geada na faixa serrana do estado.
Na quinta-feira (29/08), há expectativa que o tempo volte a ficar instável á partir da noite entre o sul do Rio Grande do Sul e a região da Campanha. Para o restante das áreas gaúchas, o tempo segue firme, com temperaturas mais elevadas devido aos ventos do norte que sopram no estado.
Veja também: Aprosoja MT investe em estações meteorológicas
Proteja seu negócio entendendo os riscos climáticos. Adquira o relatório de mudanças climáticas e tome decisões assertivas!