Seca e alta temperatura impactam produtividade do trigo no PR

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

O tempo seco tem favorecido a maturação das plantas do trigo e a entrada das máquinas no campo no Paraná. Com isso, os trabalhos de colheita no estado tem sido beneficiada.

A produtividade está abaixo do esperado devido à sequência de estiagens e altas temperaturas. As avaliações de perdas por geada são dificultadas em função da baixa pluviometria, só devendo ser apuradas na colheita.

De acordo com o relatório do Deral – Departamento de Economia Rural a colheita do cereal já alcançou 18% da área projetada na última semana. Nas demais áreas da Região Sul, a colheita não foi iniciada.

No Brasil, a colheita do trigo já atinge 17,7% da área projetada, segundo levantamento da Datagro Grãos.

A colheita está mais adiantada na região central do Brasil. Em Minas Gerais, Goiás/DF e Mato Grosso do Sul, alcançou 97,0%, 95,0% e 90,0%, respectivamente.

Tendência da previsão do tempo para o Paraná nos próximos dias

Nesta quarta-feira (11/09), o tempo segue firme no Paraná com muito calor, principalmente no interior e sem chuva. Alerta para umidade relativa do ar abaixo de 30%, no sul, centro-leste e leste do estado. No oeste e nordeste, os índices devem ficar abaixo de 20%.

A situação é mais delicada em áreas do extremo norte e noroeste do PR, onde a umidade deve atingir níveis emergenciais, registrando índices abaixo de 12% durante as horas mais quentes. Há condições para rajadas de vento moderadas variando de 40 a 50 km/h ao longo do dia e circulação de fumaça em todo o estado.

Na quinta-feira (12/09), o tempo não muda, Será um dia de sol, calor e umidade baixa em todas as áreas do Paraná. A tendência é que seja o dia mais quente da semana.

Na sexta-feira (13/09), instabilidades associadas ao deslocamento de uma nova frente fria avançam sobre o oeste, sudoeste e sul do PR, com condições para chuva variando de intensidade ao longo do dia. Destaque para temporais e chuva mais volumosa na região de Foz do Iguaçu/PR e Francisco Beltrão/PR, podendo vir seguida por eventuais rajadas de vento e descargas elétricas. Nas demais regiões do estado, segue a condição de tempo estável, com temperaturas em elevação gradativa e índices de umidade do ar sofrendo queda acentuada durante as horas mais quentes.

No sábado (14/09), temos o retorno da condição de tempo instável em todo PR. O deslocamento da frente fria deve conduzir o avanço das instabilidades em direção ao estado. Em áreas do oeste e sudoeste, o tempo permanece chuvoso, com condições para chuva mais persistente ao longo das horas e que podem variar de intensidade em alguns intervalos. Nas demais regiões, a chuva deve incidir entre a tarde e noite.

Leia também: Métodos de plantio influenciam a sustentabilidade das pastagens

Seca continua e cafeicultor prevê impactos na safra do sul de MG

Veja no podcast Agrotalk desta semana: Qual o efeito do fogo sobre o solo?

Proteja seu negócio entendendo os riscos climáticos. Adquira o relatório de mudanças climáticas e tome decisões assertivas!