Seca continua e cafeicultor prevê impactos na safra do sul de MG

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A estiagem tem castigado o café do sul de Minas Gerais. Na região de Monte Belo, são aproximadamente 140 dias sem chuvas. De acordo com o cafeicultor Helton Sena, a última vez que seu pluviômetro viu chuva foi no final do mês de março, período da semana santa.

“As lavouras de sequeiro ( sem irrigação) estão sentindo demais a estiagem e para piorar essas altas temperaturas estão afetando bastante a florada que está por vir. A produção está comprometida, lavouras de sistema safra zero ( que não produziram este ano) já estão com uma grande expectativa de florada, porém já estão sentido os efeitos também. Para piorar, a amplitude térmica com temperaturas nas primeiras horas da manhã abaixo de 10 graus e durante o dia aquele calorão tem causado danos nas lavouras”, comenta Sena.

Foto: Helton Sena – Campo Belo

Calor e tempo seco persiste no sul de Minas

De acordo com os meteorologistas da Climatempo, o tempo seco e o calor intenso vão continuar sobre as áreas cafeeiras do sul de Minas. A passagem de uma frente fria de forma rápida deve colaborar para aumentar a nebulosidade e deixar a temperatura amena na região nesta sexta-feira (06/09), principalmente no período da manhã. A partir da tarde, a tendência é que o sol ganhe força, o tempo abre e a temperatura volta a subir.

Já, para as áreas produtoras de café localizadas na zona da mata mineira, a previsão nesta sexta-feira (06/09), é de temperatura mais amena e muitas nuvens o dia todo.

No final de semana, o tempo seco volta a se intensificar e o calor aumenta. A próxima semana será marcada novamente pelo predomínio do tempo seco e do calor na maior parte das áreas produtoras de café.

Veja no podcast Agrotalk desta semana: Qual o efeito do fogo sobre o solo?

Proteja seu negócio entendendo os riscos climáticos. Adquira o relatório de mudanças climáticas e tome decisões assertivas!