Chuva reduz o ritmo da colheita do trigo no Paraná

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

De acordo com o boletim semanal de monitoramento das lavouras da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no Rio Grande do Sul, os baixos volumes de chuva permitiram a evolução significativa da colheita. As produtividades obtidas estão aquém do potencial das lavouras, mas dentro das estimativas iniciais.

No Alto Uruguai e Missões, a colheita está praticamente finalizada, enquanto que no Planalto Superior, região Sul e parte da Depressão Central ainda não atingiu 1/3 da área.

No Paraná, a colheita está sendo concluída, no entanto as chuvas reduziram o ritmo das operações. Em Santa Catarina, as lavouras mais precoces estão sendo colhidas e as condições das lavouras são satisfatórias. Observa-se o aumento de doenças fúngicas e manchas foliares em algumas áreas do extremo oeste.

Getty Images

Previsão para semana na Região Sul

No centro-sul do Brasil, as janelas de tempo seco serão maiores. Uma frente fria vai influenciar o tempo na Região Sul ainda nesta quarta-feira (13/11), mas deve provocar chuvas rápidas e esparsas. No interior da Região Sul, o tempo seco deve predominar na maior parte da semana e irá favorecer os tratos culturais em campo.

Leia também: Moagem de cana de açúcar atinge 27 milhões de toneladas na 2ª quinzena de outubro