O ano de 2024 não foi bom para a safra de pêssego no Paraná. O motivo foram as condições climáticas adversas que impactou no volume esperado para a produção.
Uva
De acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral), a colheita da uva já foi iniciada, com expectativa de intensificação em breve. Em relação às condições fitossanitárias, nesta safra não foi registrada nenhuma situação que pudesse comprometer o rendimento. O clima também favoreceu, com chuvas bem distribuídas a partir do mês de agosto.
Época de colheita
O ritmo é de colheita no estado paranaense. Os produtores estão no campo colhendo banana, abacaxi, melancia, mamão e manga. Não houveram danos severos por pragas e doenças nessas culturas, mas as altas temperaturas e o déficit hídrico afetaram a produtividade.
Previsão para os próximos dias no Paraná
Na sexta-feira (06/11), volta a chover em praticamente todas as regiões do Paraná por conta do fluxo de ar quente e úmido que vem da Região Norte. Ao longo da tarde e noite, uma frente fria se forma e avança pelo Rio Grande do Sul, então a chuva no Paraná acontece mais no fim da tarde/noite. O sol aparece durante parte do dia, o que favorece a elevação das temperaturas e o retorno do tempo mais abafado. Não é descartada a ocorrência de pancadas de chuva pontualmente fortes e com raios e trovoadas. Ao longo do dia, independente da chuva, ventos de moderada a forte intensidade podem ocorrer em todas as regiões paranaenses por conta do deslocamento da frente fria; as rajadas chegam aos 70 km/h.
TENDÊNCIA
No fim de semana, a frente fria avança pelo Paraná espalhando instabilidades por todo o estado. A chuva cai a qualquer hora do dia e com até forte intensidade, não é descartado temporais pontuais. Os ventos independentes da chuva continuam ocorrendo ao longo do dia com velocidade em torno dos 50 km/h