Chuva interrompe trabalhos no RS

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A área semeada com soja alcançou 80% da projeção estimada para a safra, de acordo com a Emater/Ascar-RS.

No Planalto Médio, observou-se incidência de lagartas de solo e de diabrótica em lavouras nos estágios iniciais de desenvolvimento, exigindo atenção no manejo fitossanitário.

Na Fronteira Oeste, as chuvas recentes permitiram a retomada do plantio, que estava paralisado em vários municípios devido à insuficiência de umidade no solo. Em São Borja, a semeadura permanece atrasada, atingindo 45% dos 105 mil hectares previstos.

Getty Images

Chuvas intensas permitiram apenas um avanço discreto do plantio na região da Campanha. Em Hulha Negra, as chuvas de mais de 40 mm, em uma hora, provocaram sulcos de erosão em áreas mais declivosas já preparadas para plantio, onde será necessário reparação.

Em Dom Pedrito, a semeadura avançou para 82% dos 160 mil hectares projetados. A intensidade da precipitação ocorrida exige monitoramento para avaliar eventuais replantios. Em Caxias do Sul, a semeadura está próxima da conclusão, restando áreas nos Campos de Cima da Serra, ainda ocupadas por cultivos de trigo.

Em Erechim, 10% das lavouras se encontram em estágio de emergência e 90% em fase vegetativa, apresentando bom estande de plantas. Em Passo Fundo, a semeadura alcança 98% da área; 20% estão em emergência; e 80%, em desenvolvimento vegetativo.

As chuvas ocorridas nos últimos dias podem trazer alguns impactos, principalmente nas áreas onde o acumulado de chuva pode ter provocado impactos. A área de cultivo projetada pela Emater/RS-Ascar está estimada em 6.811.344 hectares, e a produtividade média em 3.179 kg/ha.

Previsão para os próximos dias no Rio Grande do Sul

A passagem de uma frente fria pelo centro-sul favorece a manutenção da umidade do solo nas principais áreas produtoras. Porém, no Sul do País os altos volumes que ainda estão previstos especialmente nesta segunda-feira (09/12) e podem paralisar as atividades no campo e provocar danos e erosão nas lavouras. Maiores períodos de tempo seco são esperados sobre a região Sul, especialmente no Rio Grande do Sul, a partir da terça-feira 10/12) e vão favorecer o plantio do milho primeira safra e os tratos culturais nas lavouras.

TENDÊNCIA 

Na quarta-feira (11/12), a região serrana pode registrar chuva em formato de garoa por conta dos ventos do oceano em direção ao continente. As demais regiões gaúchas continuam com tempo estável. A tendência é que até quinta-feira (12/12) o tempo seja estável no Rio Grande do Sul. Na sexta-feira (13/12), volta a chover.