Clima favorece colheita do arroz nas áreas produtoras do Brasil

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

No Rio Grande do Sul, a colheita segue evoluindo rapidamente devido às condições meteorológicas favoráveis para a realização da operação. Nesta safra, o número de áreas com plantas acamadas está menor, não existindo a necessidade de diminuir a velocidade das colhedoras para juntar as plantas. A qualidade dos grãos segue heterogênea, enquanto em algumas áreas se observam rendimentos de grãos inteiros inferiores a 50%, em outras o índice é superior a 60%. As irrigações intermitentes e as altas amplitudes térmicas são as principais razões para as perdas de qualidade observadas.

Em Santa Catarina, o tempo mais seco e as altas temperaturas favoreceram o avanço da colheita. Atualmente, está concentrada no sul do estado e as produtividades, apesar de variadas, continuam elevadas.

Foto: Nelson Conrad – Irga

No Tocantins, algumas lavouras estão na fase de desenvolvimento vegetativo, pois foram semeadas em fevereiro, após a colheita da soja.

Em Mato Grosso, os trabalhos avançam com as colheitadeiras em campo e em Goiás, a colheita foi iniciada em áreas de pivô com boas produtividades sendo alcançadas. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no Brasil, a cultura do arroz avança sobre as áreas produtoras e já foram colhidos um total de 44,3% da área implementada do cereal nesta safra.

Previsão do tempo para os próximos dias

Nesta semana as chuvas devem ganhar força sobre áreas produtoras entre o Sudeste e Centro-Oeste e devem favorecer o desenvolvimento das lavouras, pois vão recuperar a umidade no solo e diminuir o calor, especialmente entre Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.

No centro-sul do Brasil, também há previsão de chuvas em áreas produtoras de Mato Grosso do Sul e entre o sul e oeste do Paraná.

Entre o norte do Paraná e o interior de São Paulo são previstos maiores períodos de tempo seco e elevação das temperaturas, que devem continuar acentuando o estresse térmico e hídrico nas lavouras que já vinham apresentando déficit de umidade.

Veja no mapa abaixo a tendência de chuva para o período entre 25 e 31 de março:

mapa com tendência de chuva – período entre 25 e 31 de março – Fonte: Climatempo