Alerta de chuva e granizo em áreas produtoras do Paraná

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A soja no Paraná sofreu um leve ajuste na expectativa de produção para a safra 2024/25. De acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral), a revisão para baixo trouxe o número de 21,06 milhões de toneladas. A colheita dos 5,76 milhões de hectares chegou a 90% na última semana de março e, com isso os números de produção estão se consolidando, avalia o órgão.

No início da safra era esperada uma produção de 22,23 milhões de toneladas, entretanto a irregularidade climática em boa parte do estado impactou as produtividades, especialmente nas regiões oeste e norte que juntas plantam pouco mais de 43% do total da área. O sul do estado surpreendeu positivamente tendo ganhos de produtividade. Até o momento, no estado foram registradas perdas de 5,3% quando comparado à expectativa inicial. Este percentual representa 1,17 milhão de toneladas.

Mesmo com as perdas registradas no campo, esta é uma safra boa para o produtor, pois teve custos menores para realizar o plantio e o preço médio de venda em 2025 é aproximadamente 13% maior que no de março de 2024, avalia o Deral.

Previsão do tempo para os próximos dias no Paraná

Nesta semana que marca a virada para o mês de Abril, o avanço de uma frente fria pelo centro-sul do país vai espalhar chuvas sobre importantes áreas produtoras. Nesta segunda-feira (31/03), com o deslocamento de uma frente fria as instabilidades se espalham no decorrer do dia. Áreas do noroeste, oeste e sudoeste do estado ficam sujeitas a temporal. A situação é de ALERTA em Foz, Cascavel, Pato Branco, Francisco Beltrão e não descartando algum granizo pontual e ventos que podem se aproximar dos 80 km/h – essas regiões, vão permanecer com mais nebulosidade presente ao longo do dia.

Já áreas do centro-sul, norte, nordeste e leste do estado, começam a semana com sol, poucas nuvens e condição de pancadas moderadas a forte de forma mais irregular durante o período da tarde. Atenção em Ponta Grossa, Palmas, Londrina e Maringá neste começo de semana. Litoral e capital, sem alertas – segunda com pancadas mais rápidas e isoladas em Curitiba.

mapa de chuva período de 31 de março a 05 de Abril – Fonte: Climatempo

Na terça-feira (01/04), a frente fria se afasta para alto mar. O ar frio que acompanha o sistema se espalha mas sem causar uma queda tão expressiva nas temperaturas. O amanhecer pode ser marcado por névoa em pontos da capital e do litoral de manhã; fenômeno que se dissipa com o passar das horas, dando lugar ao sol. Dia abafado e com chance de pancadas moderadas a forte em todo o estado. O tempo volta a ficar um pouco mais ensolarado no noroeste, oeste e sudoeste do estado, mas, com chance alta para pancadas de chuva forte à tarde.

Na quarta-feira (02/04), dia marcado por sol entre nuvens na capital, litoral e no interior do estado. A tarde a combinação de calor e umidade volta a deixar o estado em atenção para pancadas moderadas a forte com risco de raios e rajadas de vento.

ATENÇÃO: os meteorologistas da Climatempo alertam para uma segunda frente fria se formando no decorrer da quinta-feira (03/04) e é este sistema que traz um ar polar um pouco mais forte, provocando aumento da umidade novamente e uma queda mais acentuada nas temperaturas entre quinta e sexta-feira no Paraná. Por enquanto, a tendência mostra que na sexta e sábado, os dois dias começam com manhãs bem geladas no centro-leste paranaense e com tardes um pouco mais frias – condição que será atualizada diariamente ao longo da semana.

chuva no campo
Foto: Getty Images – chuva no campo