Dia curto e temperatura baixa: ciclo do milho segunda safra pode atrasar colheita no PR

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

As últimas chuvas ocorridas no Paraná, favoreceram o desenvolvimento do milho 2ª safra. As lavouras que sofreram com a seca em março tiveram seu potencial comprometido e devem apresentar perdas consideráveis, de acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral).

O ciclo tende a se alongar nesta época do ano devido aos dias mais curtos e às temperaturas mais baixas, o que pode atrasar a colheita.

Foto: Getty Images

Previsão para os próximos dias no Paraná

Na quarta-feira (14/05), o tempo não muda. Ainda chove na região leste do estado e se observa amplitude térmica acentuada no oeste do estado, devido aos ventos vindos do interior do país. A combinação do predomínio de sol durante o dia, faz com que as temperaturas disparem. Porém, devido à perda radiativa no período da noite, a temperatura cai rápido e faz frio. Não há previsão de chuva para o restante do estado. 

A partir de quinta-feira (15), não chove no leste do estado. As temperaturas no período da tarde irão ficar cada vez mais altas no interior, principalmente nas regiões de Cascavel, Umuarama e Paranavaí. A região centro-leste do estado ainda terá temperaturas mais baixas no período da tarde, justamente porque não recebem ventos quentes do interior do país, porém o predomínio será de sol e não há previsão de chuva nesta semana. 

O restante da semana será com tempo estável e com temperaturas máximas em elevação. A partir de sábado (17), as temperaturas mínimas também começarão a aumentar. É esperada a chegada de uma nova frente fria a partir da quarta-feira da semana que vem (21), rompendo o bloqueio atmosférico.