A semana começou com tempo instável em áreas produtoras de cana-de-açúcar entre o Sudeste e o Centro-Oeste, devido à rápida passagem de uma frente fria pela costa do Sudeste e áreas de instabilidade geradas pela circulação dos ventos no oceano contra costa entre a região Sul e Sudeste.
A colheita da cana-de-açúcar segue conforme o planejamento das usinas do Paraná, com produtividades levemente acima das estimativas iniciais.

Nos próximos dias, o tempo seco se intensifica em áreas produtoras de cana de São Paulo, Mato Grosso do Sul, interior de Minas Gerais, especialmente do Triângulo Mineiro, centro-sul de Goiás e interior Matogrossense e a probabilidade para chuvas diminui.
Além disso, o centro-sul esta entrando em um período de veranico, ou seja, um período de tempo seco e com temperaturas acima da média até pelo menos o dia 20 de maio, condição que vai favorecer o corte e moagem da cana de açúcar, mas vai favorecer uma queda mais rápida da água disponível no solo. A frente fria, que avançou pelo centro-sul do país nos últimos dias, a partir de agora vai gerar instabilidades mais intensas entre o Espírito Santo e sul da Bahia, onde tem previsão por episódios de chuva na forma de pancadas de forma mais frequente e com volumes.

As temperaturas ficarão mais baixas nesse começo de semana, especialmente entre o Sul e o Sudeste, devido ao avanço de uma massa de ar frio que acompanha a passagem da frente fria. Porém, o frio extremo fica restrito à regiões serranas do Sul do Brasil, enquanto em áreas produtoras de cana-de-açúcar do centro-sul, as temperaturas podem chegar próximas a 10 °C nas regiões mais frias entre Paraná, sul de São Paulo e sul de Mato Grosso do Sul, mas não há risco para extremos nesta semana.