Tempo seco favorece o avanço das atividades agrícolas no centro-sul do Brasil

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Tempo seco favorece o avanço das atividades agrícolas no centro-sul do Brasil
Frente fria dá lugar ao ar seco e frio, abrindo janela ideal para plantio e colheita em diversas regiões produtoras

Após a passagem de uma frente fria, o ar seco e frio predomina sobre o centro-sul do Brasil e garante tempo aberto durante a maior parte da semana entre o interior da região Sul, São Paulo, centro-sul de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso e centro-sul de Goiás.
As condições favorecem as atividades em campo — desde o plantio de soja e milho até a colheita do trigo e o término da moagem da cana-de-açúcar.

As temperaturas continuam baixas até meados da semana, especialmente nas madrugadas, com mínimas abaixo de 10°C nas áreas mais altas do Sul. Na segunda metade da semana, porém, o calor retorna rapidamente e as máximas podem ultrapassar os 35°C em partes do interior paulista, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Enquanto isso, a frente fria avança para o litoral da Bahia e ajuda a espalhar chuvas sobre o Norte e Nordeste, beneficiando lavouras de soja, café e pastagens.

Café: chuvas se concentram na Bahia e Espírito Santo, enquanto o Sul segue com tempo firme

O tempo seco predomina sobre as áreas produtoras de café do centro-sul do país. A frente fria, agora no litoral da Bahia, provoca chuvas fortes entre o sul e leste do estado, enquanto no interior as pancadas são mais pontuais.
No Espírito Santo e norte de Minas, há previsão de chuvas moderadas no início da semana, importantes para a reposição de umidade no solo e retomada do florescimento. Já no centro-sul de Minas, São Paulo e Paraná, o ar seco e frio mantém o tempo firme e favorece a recuperação das plantas após o período chuvoso. Uma nova frente fria deve chegar ao Sul no fim de semana e se deslocar para o Sudeste na virada do mês, levando chuvas para áreas produtoras de café.

Soja: tempo seco ajuda no plantio no Sul e chuvas beneficiam o Matopiba

Com a massa de ar seco predominando no centro-sul do país, o plantio da soja avança no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, onde a umidade do solo está elevada após as últimas chuvas.
Nas regiões do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), as instabilidades organizadas pela frente fria trazem chuvas irregulares, porém benéficas, auxiliando na recuperação do solo para o início do plantio.
Os maiores volumes de chuva devem ocorrer entre o norte de Minas, Goiás, metade norte de Mato Grosso e Tocantins.

Milho: tempo firme impulsiona o plantio da primeira safra no Sul

Após a frente fria, o tempo seco e estável domina o centro-sul do país, favorecendo o avanço do plantio do milho primeira safra, especialmente no interior da região Sul.
Já no Norte e Nordeste, as chuvas trazidas pela frente fria beneficiam áreas agrícolas do Matopiba, criando condições ideais para o preparo do solo.
A chegada de uma nova frente fria no próximo fim de semana deve voltar a espalhar chuva sobre o Brasil Central, influenciando o ritmo das atividades agrícolas.

Trigo: tempo seco favorece colheita e fase final das lavouras no Sul

A redução das chuvas e as temperaturas amenas beneficiam o desenvolvimento final e a colheita do trigo no Rio Grande do Sul e Paraná.
Apesar de algumas perdas causadas por ventos fortes e excesso de chuva na fase de floração, as condições atuais são favoráveis à qualidade e sanidade das plantas.
Não há previsão de geadas que ameacem a produção, e o tempo firme deve seguir até o fim da semana. Uma nova frente fria chega no fim de semana e pode causar breves interrupções na colheita.

Cana-de-açúcar: tempo seco garante avanço do corte e moagem

Com o domínio do ar seco e frio, o tempo aberto se mantém nas regiões produtoras de cana-de-açúcar do centro-sul, especialmente São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
A condição é ideal para a finalização da safra, permitindo o avanço das frentes de corte e moagem que estavam em espera por uma janela de tempo seco.

Previsão agrícola com inteligência climática: Quer saber como o clima vai impactar a sua produção nas próximas semanas?
Acesse o site da Climatempo e confira a previsão detalhada por cultura e região.