Geadas e temperaturas baixas preocupam agricultores de Campo Mourão

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

O frio deve chegar mais cedo do que era esperado e preocupa os produtores de Campo Mourão, no Paraná. A geada e a as temperaturas baixas fazem com que os grãos de milho cresçam mais devagar, abaixo dos 10°C a planta para de se desenvolver e o plantio já está atrasado.

Este ano houve um aumento de 22% no plantio, isto por causa do preço que resultou num crescimento de 70% em relação. Os grãos ainda estão em fase de florescimento e uma geada nessa época é um risco para toda.

Desde o início desta semana, Campo Mourão está sob a influência de uma grande massa de ar polar que cobre o Sul do Brasil. Entre segunda (02) e esta quinta-feira (05), as madrugadas foram frias, com temperaturas caindo um pouco abaixo dos 10 graus. A tendência é que esta massa de ar polar vá perdendo força nos próximos dias e a temperatura entra em elevação a partir de amanhã. Até o início da semana que vem às madrugadas ficam cada vez menos frias e durante as tardes esquenta.

O ar também vai continuar seco na cidade. No domingo até há previsão para a passagem de uma frente fria no Sul do Brasil que irá provocar algumas pancadas de chuva no sul e no leste do Paraná. Porém, este sistema não consegue provocar chuva em Campo Mourão. Até a próxima terça-feira, o predomínio é de sol e tempo firme na cidade.