As chuvas isoladas das últimas semanas deram um alívio aos produtores de milho do Paraná. Choveu mais de 80 mm em algumas áreas e melhorou as condições de produtividade do grão. Mas o otimismo depende também das geadas, que ainda podem danificar a produção de milho no Estado e estão preocupando o produtor.
Por enquanto ainda não há alerta para a ocorrência de geada, mas que maior parte do grão ainda está suscetível ao clima. Ainda mais por estarmos diante de um inverno que promete ser rigoroso. De acordo com o relatório de acompanhamento de safra feito pela Seab – Secretaria Estadual Estado da Agricultura, 65% da área produtiva no Estado estão em fase de frutificação ou maturação, quando elas mais necessitam de água para ter boa produtividade e qualidade.
A nota informa, no entanto, que cerca de 70% das lavouras estão em boas condições de desenvolvimento e terá prejuízo de apenas 5%. Isso aconteceu, pois as regiões Oeste e Sudoeste, que tradicionalmente plantam milho mais cedo, a colheita alcança 2% da área do Paraná.