O Brasil é líder na exportação de açúcar do mundo, e a região Centro-Sul é responsável por 90% da safra. O tempo ensolarado e seco nos próximos dez dias devem favorecer canaviais, porém, condições desfavoráveis do clima antes disso causadas pelas chuvas, e baixos investimentos na renovação dos canaviais na temporada 2011/12 levaram à uma primeira queda de produção da região em mais de uma década.
Apesar da expectativa ser boa, com sol e chuva nos próximos dias, algumas áreas de São Paulo, Minas Gerais e Goiás, ainda sofrem com o lento desenvolvimento da cana, resultado de baixas incidências de radiação solar, e isso pode causar prejuízo a produtividade.
As últimas chuvas ajudaram na recuperação de parte dos canaviais no Mato Grosso do Sul, que é um dos Estados que mais sofre com a seca e em São Paulo, os canaviais ficar secos com possibilidade de chuvas isoladas mas tempo ensolarado e ar seco, e a situação fica assim até o começo de fevereiro. E isso deve trazer benefícios a safra pois acelera no crescimento das plantas.
A produção de cana do centro-sul do Brasil em 2012/13 deve subir para entre 540 milhões e 560 milhões de toneladas, ante 492 milhões na colheita de 2011/12, quase encerrada. A colheita 2012/13 vai começar em março no centro-sul.