Confira como o tempo tem influenciado a agricultura nos Estados brasileiros

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A estiagem no Rio Grande do Sul prejudicou a produção de arroz e fez com que os preços aumentassem. Numa propriedade de 750 hectares, localizada em Capão do Leão, no sul do Estado, a falta de chuva fez a produção cair em 10%. No entanto, o produtor não pode se queixar pois o preço da saca ficou acima da média, na safra anterior, a saca de 50 quilos foi comercializada por R$19,00. E a oferta será ainda mais reduzida, com queda de 17% comparada a anterior.

A falta de água também prejudicou a produção de mel no Piauí. Na cidade de Simplício Mendes, uma das maiores produtoras, a estiagem está preocupando os pequenos produtores, 36 comunidades estão comprometidas. Uma comunidade que recebe mel de 10 cidades diferentes também está em situação crítica, as máquinas estão paradas e os funcionários estão com emprego em risco. O apicultor Odair José já perdeu 80% das colmeias que criava na zona rural de Picos. A Casa Apis processou, nos três primeiros meses de 2011, cerca de 230 toneladas de mel. Agora, por causa da seca, a safra não chegou a quatro toneladas.

Já em São Paulo, os caquis estão maduros, alaranjados e em ponto de colheita. O Estado concentra 47% da produção nacional da fruta, principalmente em Itatiba, localizado a 90 km da capital paulista. Mas, este ano, a colheita deve ser menor do que a de 2011. O espera era colher, em média, 70 quilos de caqui por pé, mas o granizo que atingiu a safra em dezembro, isso diminuiu em 30%, afetando o desenvolvimento das frutas e isso deve diminuir o preço final.