Estiagem em Pernambuco e o preço da cana

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A seca que atinge o estado do Pernambuco pode fazer com que o preço do açúcar e do álcool aumente, segundo a Associação de Fornecedores de Cana. E não é só no Sertão que a falta de chuva está causando prejuízo, o litoral, Zona da Mata e o Agreste também estão sofrendo com a estiagem.

Ainda de acordo com a associação, a safra deste ano deve ser 20% menor do que no ano passado, o que provavelmente vai gerar aumento nos preços e isso deve refletir no valor para o consumidor final, apesar disso, o impacto maior é local, de acordo com Paulo Guedes, vice-presidente da associação o prejuízo será de meio bilhão na economia do Estado.

Os agricultores vão se reunir para debater planos junto com o governo federal e avaliar a situação climática local. Há dois anos, os produtores pernambucanos passaram por um período de estiagem parecido e estão ainda se reerguendo. O La Niña foi considerado um dos motivos para os baixos índices de precipitação, o resfriamento do Oceano Atlântico impede a evaporação e formação de nuvens e com isso a média de chuva fica abaixo do esperado.

A chuva que caiu na Região Metropolitana não foi suficiente para melhorar a situação no Estado, é uma chuva fraca que não serve para acumular água nos lençóis subterrâneos. Na sexta-feira passada, o governador Eduardo Campos decretou situação de emergência nos 56 municípios de Pernambuco.