Sul pode ter frio de 6°C negativos

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

O frio aumenta muito no centro-sul do Brasil nesta terça-feira. A expectativa é de que seja a madrugada mais fria do ano até agora em todo o Sul, em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Mato Grosso do Sul, no oeste e sul de Mato Grosso, em parte de Rondônia e do Acre.

O centro da massa polar, que é a região de frio mais intenso, passa sobre o Sul do Brasil e o resfriamento será muito intenso. Temperaturas abaixo de zero devem ser observadas nos três estados. A previsão é de que ocorra geada generalizada, mas que desta vez pode ser até de forte intensidade. As pastagens devem bastante atingidas.

A menor temperatura deste ano no país foi de 2,7°C abaixo de zero no dia 2 de junho em Urupema, na parte mais elevada da serra catarinense. A medição foi do Epagri- Ciram. Mas nesta terça-feira, temperaturas entre -4°C e -6°C poderão ocorrer nas regiões mais elevadas da serra catarinense, como nas cidades de Urupema e Urubici.

 

Geada intensa em Urupema (SC) em 21 de julho de 2014 (Foto: Marília Oliveira – Prefeitura de Urupema)

Mas há possibilidade de geada nos cafezais do Paraná e do Sudeste?

Confira o comentário da meteorologista Josélia Pegorim que comenta sobre a atual onda de frio que passa sobre centro-sul do Brasil e sobre uma outra massa de ar frio no fim da semana que também terá poder de causar frio intenso.

 

Estimativa do risco de geada na madrugada de 16 de junho de 2015

 

 

 

Qual a diferença entre geada branca e geada negra?