O frio aumenta muito no centro-sul do Brasil nesta terça-feira. A expectativa é de que seja a madrugada mais fria do ano até agora em todo o Sul, em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Mato Grosso do Sul, no oeste e sul de Mato Grosso, em parte de Rondônia e do Acre.
O centro da massa polar, que é a região de frio mais intenso, passa sobre o Sul do Brasil e o resfriamento será muito intenso. Temperaturas abaixo de zero devem ser observadas nos três estados. A previsão é de que ocorra geada generalizada, mas que desta vez pode ser até de forte intensidade. As pastagens devem bastante atingidas.
A menor temperatura deste ano no país foi de 2,7°C abaixo de zero no dia 2 de junho em Urupema, na parte mais elevada da serra catarinense. A medição foi do Epagri- Ciram. Mas nesta terça-feira, temperaturas entre -4°C e -6°C poderão ocorrer nas regiões mais elevadas da serra catarinense, como nas cidades de Urupema e Urubici.
Mas há possibilidade de geada nos cafezais do Paraná e do Sudeste?
Confira o comentário da meteorologista Josélia Pegorim que comenta sobre a atual onda de frio que passa sobre centro-sul do Brasil e sobre uma outra massa de ar frio no fim da semana que também terá poder de causar frio intenso.