Paraná ainda pode ter granizo

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Granizo gigante sobre o Paraná

Chuva ainda pode ser forte

Várias cidades do Paraná  e de Santa Catarina foram atingidas por tempestade de granizo entre a tarde e noite do feriado de Sete de Setembro. Mas as bolas de gelo que caíram sobre cidades do oeste paranaense impressionaram muito mais pelo grande tamanho.

 

 

As fotos compartilhadas com a Climatempo da região de Nova Esperança e de Foz do Iguaçu não deixam dúvida sobre a dimensão excepcional das pedras de gelo.

 

 

 

O granizo também atingiu cidades de Santa Catarina, mas com dimensões menores do que no Estado do Paraná. Tempestades de granizo causam grandes danos em centros urbanos e também sobre plantações, podendo

 

 

 

Baixa pressão atmosférica

Granizos tão grandes assim são raros. As condições meteorológicas na terça-feira eram especiais. Um centro de baixa pressão com menos de 1000 hPa estava localizado entre o Paraguai, a Bolívia e o Mato Grosso do Sul e colaborou para a formação de nuvens do tipo cumulonimbus bastante desenvolvidas. A pressão do ar muito baixa foi um dos aspectos que fez com que as nuvens crescessem verticalmente até alcançar uma região da atmosfera onde a temperatura estava muitos graus abaixo de zero e houvesse condições para a formação do granizo.

A circulação dos ventos sobre o centro-sul do Brasil contribuiu para concentrar a umidade sobre o Paraná, para que estas grandes nuvens pudessem se formar.

 

A pressão continua baixa entre o Paraguai e o Brasil por quase toda a semana, mas tanto como no feriado de Sete de Setembro. O valor mínimo de pressão deve se manter acima de 1000 hPa. Ainda pode ocorrer granizo sobre o Paraná nesta terça-feira e há uma possibilidade também na quinta-feira. No fim de semana, a pressão do ar sobe com a entrada do ar frio polar trazendo baixas temperaturas, mas afastando o risco de novas tempestades.

 

Chuva e frio

O Paraná ainda estará sujeito a chuva volumosa até a sexta-feira. Em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul também chove nos próximos dias, mas não de forma intensa como ainda está sendo para o Paraná.

A semana que começou com tempestades de chuva, de granizo e com ventania no Sul vai terminar com frio e geada. Temperaturas abaixo de zero devem voltar a ocorrer sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina na madrugada e amanhecer do próximo sábado.