ARAquá, software da Embrapa Gestão Territorial

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

O uso incorreto de agrotóxicos pode oferecer ameaça de contaminação dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos, afetando a qualidade da água consumida pela população e o habitat de plantas e animais aquáticos. Pensando nisso, a Embrapa Gestão Territorial, juntamente com seus parceiros, a Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e a Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec), ambas no município de Botucatu (SP), acabam de lançar a nova versão do software ARAquá.
O software utiliza modelos matemáticos validados cientificamente e possui a capacidade de estimar as concentrações de agrotóxicos em recursos hídricos, em cenários de uso agrícola, comparando-as com parâmetros de qualidade de água.  É o único aplicativo desenvolvido e amplamente usado especificamente para as condições brasileiras e vem sendo aprimorado.
De acordo com o gerente-geral da Embrapa Gestão Territorial e um dos idealizadores do ARAquá, Claudio Spadotto, esta nova versão traz importantes atualizações e incrementos na tecnologia.
Um novo método de cálculo da perda de agrotóxico e estimativa da concentração em água superficial foi implementado. Além disso, a interface do ARAquá está mais intuitiva. Houve uma redistribuição das abas de entrada de dados, o que permite que ele insira seus dados por meio de uma sequência lógica, explica o supervisor do Núcleo de Análises Técnicas da Embrapa Gestão Territorial, Rafael Mingoti.
Vale ressaltar que, desde 2013, o ARAquá é adotado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que o utiliza na avaliação de riscos ambientais de agrotóxicos no processo de registro para uso e na reavaliação de produtos que já estão no mercado. 
O ARAquá está disponível a qualquer interessado e é destinado especialmente a órgãos oficiais de controle ambiental, organizações ambientais, empresas ligadas ao setor agropecuário e profissionais que trabalham com gestão ambiental. Em novembro deste ano será oferecido um treinamento, no qual serão apresentadas as bases técnico-científicas do ARAquá 2014 e seu uso será praticado através de exemplos de aplicações no contexto da avaliação de riscos ambientais de agrotóxicos.
 

O software ARAquá foi desenvolvido para auxiliar as avaliações de riscos ambientais de agrotóxicos, considerando as possíveis contaminações de corpos de água superficiais e subterrâneos, por meio da comparação de suas concentrações estimadas, em cenário de uso agrícola, com parâmetros de qualidade de água.

Baixe a mais recente versão.

 

Daniela Maciel
Embrapa Gestão Territorial

Telefone: (19) 3211-6200 (Ramal: 6430)