Importância
As sementes dos cultivos agrícolas contêm nutrientes (carboidratos, lipídios e proteínas) de elevada importância para a nutrição humana. Contudo, esses nutrientes também são fontes de nutrição das pragas agrícolas.
O tratamento de sementes de cultivos agrícolas é uma prática que tem como maior objetivo, proteger a semente e a plântula na sua fase inicial de desenvolvimento (germinação, emergência e estabelecimento) dos ataques de insetos, fungos e nematoides.
Esses ataques podem ocorrer em qualquer fase de vida da planta no campo, mas são particularmente mais danosos na fase inicial de desenvolvimento (3 a 4 semanas iniciais).
Dessa forma, o tratamento de sementes assegura:
– o desenvolvimento mais sadio, mais vigoroso e mais rápido das plantas;
– a preservação do estande ideal de plantas, o que, em última instância, assegura maiores níveis de produtividade dos cultivos, maior eficiência dos insumos utilizados (sementes, biotecnologia, fertilizantes, defensivos, etc.) e maiores retornos econômicos aos agricultores.
O tratamento de sementes é uma prática fundamental para o contínuo desafio de segurança alimentar do planeta.
Histórico
Inicialmente, no mundo e no Brasil, o tratamento de sementes esteve mais associado ao uso de fungicidas para o controle de doenças fúngicas na fase incial de desenvolvimento, principalmente em cereais como o trigo.
Com a intensificação da agricultura no Brasil, notadamente na década de 1990, o uso de fungicidas em tratamento de sementes se expandiu para outros cultivos de maior área plantada como a soja, o milho e o algodão.
Por conta de seus benefícios e do crescimento das infestações de insetos, o uso de inseticidas no tratamento de sementes teve, a partir da década de 2000, um rápido crescimento, atingindo níveis de adoção acima de 90%.
Os inseticidas de maior espectro e com benefícios adicionais de vigor (como o Cruiser) foram os responsáveis por esse rápido crescimento. Essa evolução continua, com o lançamento de oferta de controle de pragas e de doenças ainda maior (Fortenza Duo).
Para saber mais sobre TSI acesse: www.omaispoderoso.com.