Ontem celebramos a Independência do Brasil e comentei sobre heróis da nossa história, estes que têm construído e continuado o desenvolvimento e o protagonismo do Agronegócio brasileiro.
Hoje precisamos comentar um alerta fundamental feito por um desses heróis vivos da nossa história e marco da independência brasileira na produção de alimentos, fibras, proteínas e derivados do campo. Falo do ex ministro Alysson Paolinelli que, em uma de nossas conversas, me chamou a atenção para a independência no futuro.
Dizia, “sim fizemos muitas coisas, alcançamos ótimos níveis de capacitação, como plantar em terras fracas, plantio direto, e agora a revolução da integração lavoura, pecuária e floresta… Mas, precisamos de um novo salto. A nossa independência no futuro exige altos investimentos em pesquisa… Precisamos de cientistas, especialistas, técnicos brasileiros mergulhando profundamente no conhecimento de cada bioma do Brasil.”
Alysson Paolinelli é hoje presidente da Abramilho, e afirma que o Brasil não conhece os seus biomas e que o futuro dependerá 100% disso. A independência depende de uma retomada competitiva de investimentos em pesquisa no Brasil, realizadas aqui e para nós. Caso contrário dependeremos de pesquisas feitas em clima temperado, que não tem nada a ver com o nosso cinturão tropical planetário.
Estou com Alysson Paolinelli, e estamos alertados.
José Luiz Tejon
Sócio Diretor da Biomarketing