Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva beneficia lavoura no Sul

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

2 min de leitura

A formação de um sistema de baixa pressão no litoral do Rio Grande do Sul provocou chuvas torrenciais na faixa leste do Estado na madrugada da última terça-feira (13), com fortes rajadas de vento, afetando não só lavouras como também construções. Essas chuvas ocorridas irão impossibilitar a realização dos trabalhos de campo. Os demais estados da região Sul, também serão beneficiados pelas chuvas o que contribui para os trabalhos nas lavouras de milho, feijão e trigo. 

 

De acordo com o agrometeorologista, Marco Antônio dos Santos, com o avanço desse sistema áreas de instabilidade irão se formar sobre o Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e sul de São Paulo onde ao longo da semana poderão vir a ocorrer pancadas de chuvas irregulares. Com o término do vazio sanitário da soja, muitos produtores já irão começar a plantar, porém, essas chuvas que eventualmente poderão vir a ocorrer sobre o Centro-Oeste, não serão sinônimo da regularização do regime de chuvas e com isso, perdas na geminação podem acontecer, alerta Santos. 

 

Além das chuvas, o grande destaque desta semana será o frio. A partir desta quarta-feira (14), uma massa de ar polar avança sobre o centro-sul do país e provoca o declínio acentuado das temperaturas mínimas, podendo até mesmo provocar a formação de geadas e causar danos às lavouras de trigo, milho e feijão da região Sul do Brasil. Vale lembrar que áreas de café, cana de açúcar e laranja não estão sujeitas a ocorrência deste sistema, finaliza o agrometeorologista.  

 

Experimente ter monitoramento em tempo real da sua fazenda

+ mais notícias