Chuva pode paralisar colheita no Sul

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Áreas de instabilidade atuam sobre boa parte de Rondônia, Mato Grosso e sul do Pará e as pancadas de chuvas deverão ocorrer sobre essas localidades ao longo desta véspera de feriado. Ontem, segundo relatos de um produtor de Lucas do Rio Verde, choveu mais de 100 mm na região e até mesmo com registro de pedras, o que chegou a afetar lavouras de soja. A chuva que vem ocorrendo na região é irregular e algumas propriedades não estão registrando chuva, por isso ainda há muitos produtores com o plantio de soja paralisado, relata o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos.

 

Em Goiás, cerrado mineiro e em São Paulo, a terça-feira também será marcada pelas pancadas de chuva o que possibilita que as condições se mantenham favoráveis ao desenvolvimento das lavouras de soja, café, cana de açúcar, laranja, entre outras culturas.

 

No Sul, áreas de instabilidade podem ser observadas sobre os Estados de Santa Catarina, norte do Rio Grande do Sul e do Paraná é há previsão para a ocorrência de chuvas que se estendem ao longo da semana em toda a região. Desta vez, Rio Grande do Sul e Santa Catarina irão acumular os maiores volumes e o acumulado pode passar dos 100 milímetros o que pode acarretar em perdas e transtornos aos produtores. Os trabalhos de colheita e plantio deverão ser paralisados por conta da chuva.

 

Vale ressaltar que a previsão para os próximos 15 dias indica chuvas mais regulares e em bons volumes em toda a região Sul. Os produtores deverão relatar perdas no trigo e até mesmo em outras culturas no final desse ciclo chuvoso, já que um bloqueio atmosférico irá manter as frentes frias estacionadas sobre a região durante as próximas semanas.

 

 

Por conta deste bloqueio toda a região centro-norte do Brasil deverá registrar temperatura elevada e chuva irregular. Por causa disso, o índice de evapotranspiração aumenta e acelera o declínio dos níveis de umidade do solo na região.