Chuva no Sul inviabiliza trabalhos no campo

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Áreas de instabilidade na região Sul do Brasil deixam o tempo bastante instável e desde a madrugada desta quinta-feira (13), já há registros de chuvas em diversas localidades gaúcha e catarinense. A chuva no Sul deverá inviabilizar os trabalhos de plantio e colheita, que vinham sendo realizados sem grandes transtornos nessas últimas semanas. São esperados grandes volumes de chuva que poderão ultrapassar os 150 milímetros. A tendência é que o sul de Mato Grosso do Sul também passe por alguns dias mais complicados em relação aos trabalhos dentro do campo. Os produtores destas regiões podem contabilizar perdas localizadas e pontuais em lavouras de trigo, milho, soja, feijão entre outras, alerta o agrometeorologista Marco Antonio Santos.

 

Vale lembrar, que não se pode descartar a possibilidade de ocorrência de granizo com a passagem destas áreas de instabilidade associada a um sistema de baixa pressão. Ontem (12), houve registro de granizo em vários pontos da região oeste do Paraná, como em Palotina e Cascavel, que atingiu lavouras de soja, gerando perdas bastante significativas. Nestas localidades, haverá necessidade de replantio.

 

Nas demais regiões do Brasil, como o Centro-Oeste, Sudeste, Rondônia e o Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia e Pará, a tendência é que o tempo fique mais firme nesses próximos dias. Porém, não se pode descartar a possibilidade de que uma ou outra área de instabilidade venha a se formar nesses próximos 15 dias e com isso, pancadas de chuvas de forma irregular de fraca intensidade venham a ser registradas sobre estas localidades. Os produtores devem ter cautela em relação à alta temperatura x taxa de evapotranspiração do solo, pois uma ou outra cultura que já foi semeada ou que está no início do processo de semeadura pode ficar comprometida com o solo mais seco.