Chuva pode atrapalhar colheita do trigo no Sul

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Ainda há muitas áreas de instabilidade espalhadas sobre Santa Catarina, Paraná e sul do Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira (14). Todo o Paraná e o sul de Mato Grosso do Sul ficam em alerta para temporais ao longo de todo o dia. A chuva irá possibilitar a elevação e manutenção da umidade do solo, garantindo boas condições ao desenvolvimento das lavouras. Porém, com o tempo mais fechado e chuvoso todas as atividades de campo, principalmente, o plantio da soja e a colheita do trigo estarão suspensos nos próximos dias.

 

A tendência é que no fim de semana áreas de instabilidade de um sistema de baixa pressão estimulem a ocorrência de chuva forte, ventania, possibilidade de queda de granizo no Rio Grande do Sul e com o avanço de uma nova frente fria no domingo (16), as condições para temporal são mantidas no centro-sul gaúcho. Por isso, os trabalhos dentro das lavouras ficam interrompidos. Por outro lado, possibilita a recuperação e manutenção da umidade do solo.

 

 

Vale ressaltar que a chuva pode trazer problemas pontuais para os produtores de trigo que estão em plena colheita, já que os volumes de chuvas serão altos e há a previsão de chuvas mais intermitentes durante esses próximos dias. Já para os produtores que estão realizando o plantio da soja a chuva irá atrapalhar os trabalhos e não se pode descartar novamente a possibilidade de queda de granizo em áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

 

No Centro-Oeste, Rondônia e em boa parte do Sudeste, a sexta-feira (14), continua instável com pancadas de chuvas irregulares, como vem ocorrendo. Grande parte dos produtores destas localidades registraram bons volumes de chuvas em suas propriedades, mas também existem áreas de soja que devido à ausência de chuvas ou com intensidades muito baixa estão sob estresse hídrico. Não dá para descartar que ocorram replantios nestas áreas. Mesmo com o nível de umidade no solo baixo alguns produtores da região Centro-Norte arriscaram iniciar o plantio e podem registrar perdas por causa da ausência de chuva regular.

 

A tendência para as próximas duas semanas é de mais calor e pouca chuva no interior do Brasil. Não será uma ausência total de chuva sobre a região Centro-Norte do País. A presença de áreas de instabilidade sobre a região irá estimular as pancadas de chuva, mas de forma muito irregular. Isso ocorrerá porque a chuva estará mais concentrada no Sul do Brasil e com o bloqueio atmosférico que estará se formando as nuvens não avançam pelo interior do país. Além da ausência de chuvas regulares, as temperaturas deverão subir nesse período, elevando as taxas de evapotranspiração, explica o agrometeorologista Marco Antonio Santos.