Soja pode sofrer replantio

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

As imagens de satélite desta sexta-feira (11), mostram muitas áreas de instabilidade sobre o Paraguai, Argentina e faixa oeste do Rio Grande do Sul, Paraná e sul de Mato Grosso do Sul.

 

 

Há previsão de chuva nestas localidades, inclusive em São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e em boa parte do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Com isso, a continuidade e a finalização do plantio da soja deverão ocorrer ao longo destes próximos dias, devido à elevação dos níveis de água no solo. Tempo firme e sem chuvas apenas no Sul do Brasil, em especial sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e em boa parte do Paraná.

 

Muitos produtores do Sul, incluindo o sul do Mato Grosso do Sul já começam a cogitar a possibilidade da ocorrência de replantio da soja por causa de déficit hídrico o que pode acarretar perdas regionalizadas de produtividade.

 

Um sistema de baixa pressão avança nos próximos dias sobre a região central e norte do Brasil. Há previsão de chuva forte ao longo do final de semana e feriado prolongado o que inviabiliza os trabalhos dentro do campo, como colheita da cana de açúcar e do feijão, plantio e tratos culturais. A segunda quinzena de novembro começa com chuva mais concentrada sobre a região centro-norte do Brasil, informa o agrometeorologista Marco Antônio Santos.

 

Nos próximos dias, o regime de chuvas estará se consolidando sobre o centro-norte do país e beneficia produtores de grãos, café, cana de açúcar, citros e pastagens. Já no Sul a redução do volume de chuva e, principalmente sua frequência deverá trazer apreensão aos produtores, gerando perdas pontuais. Somente, o plantio de arroz que caminha para finalização e a colheita do trigo que está terminando é que serão beneficiados por este tempo mais firme.