Irregularidade da chuva preocupa produtor

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Nesta sexta-feira (9), são esperadas chuvas em grande parte do País. Áreas de instabilidade se espalham desde o oeste de Santa Catarina até o Maranhão e chove em boa parte da região Sul, no Centro-Oeste, Sudeste e também em boa parte do Maranhão, Piauí, Tocantins, Piauí e Bahia. As pancadas serão irregulares, mas de uma forma geral essas chuvas tem possibilitado que os níveis de umidade do solo se mantenham favoráveis ao desenvolvimento das lavouras. Mas ainda existem microrregiões que continuam registrando baixos índices de chuvas e até mesmo a sua total ausência, comprometendo o desenvolvimento das lavouras, alerta o agrometeorologista Marco Antônio Santos.

 

 

No Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, há locais que já se encontram a mais de 15 dias sem registros de chuvas, o que provoca o replantio e até mesmo perdas nos potenciais produtivos das lavouras. Para os próximos dias, o padrão meteorológico se mantem com pancadas irregulares o que poderá deixar uma ou outra região ainda em déficit hídrico. 

 

Lavouras de café e laranja não apresentam perdas significativas em seus potenciais produtivos, mas a irregularidade no regime de chuvas pode apresentar reduções em uma ou outra propriedade de São Paulo, Minas Gerais e no norte do Paraná.

 

Ainda não há relatos de perdas significativas em lavouras de arroz e de soja da região Sul. O mesmo vem ocorrendo nas regiões noroeste e sudoeste do estado do Rio Grande do Sul.

 

O sul de Mato Grosso do Sul e oeste do Paraná já apresentam perdas de produtividade em suas lavouras, mas a boa notícia é que nos próximos dois dias com a previsão de pancadas de chuva, as condições voltam a ficar favoráveis ao desenvolvimento das lavouras.

 

Gerenciamento do risco climático na lavoura