Trabalho no campo segue favorável no BR

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Nesta quinta-feira (02), uma área de baixa pressão entre o Paraguai e o Mato Grosso do Sul avança pelo estado e pode provocar chuvas fortes em várias localidades do Estado. Não se pode descartar que esse sistema venha provocar temporais em São Paulo, metade sul do Mato Grosso, de Goiás, triângulo e sul de Minas Gerais ao longo do dia. Em grande parte da região Sul, Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia também são esperadas pancadas de chuva.

 

De acordo com o agrometeorologista, Marco Antônio Santos, todas as regiões produtoras do Brasil podem registrar pancadas de chuvas ao longo do dia, horas mais forte hora menos, com exceção apenas para o semiárido e sertão nordestino que continuarão com tempo firme e sem previsões para chuvas. As condições se manterão relativamente favoráveis aos trabalhos de campo, tanto colheita, plantio e pulverizações, porém, ocorrendo as paralizações momentâneas por conta das pancadas. Há relatos de que a chuva já causa danos à produção de soja.

 

Soja: como evitar o risco climático

 

Por outro lado, o retorno das chuvas tanto no Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia quanto no Sul irá elevar os níveis de umidade do solo, garantindo melhores condições ao desenvolvimento das lavouras, sejam elas grãos ou perenes. O problema é que esse tempo instável que deverá permanecer inalterado ao longo dos próximos dez dias o que mantém as taxas de luminosidade muito baixas, principalmente na faixa central do Brasil, o que poderá resultar numa queda nos índices de produtividade, comenta Santos.

 

O mapa de chuva mostra o acumulado para os próximos cinco dias:

 

 

Os modelos de previsão de curto prazo indicam que a partir de meados da semana que vem, venha a chover muito sobre toda a região do Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia Pará e em boa parte da metade norte do Mato Grosso e de Goiás, devido ao corredor de umidade que estará deslocado para essa parte do País. Este padrão meteorológico pode atrapalhar o pleno andamento da colheita, plantio e tratos culturais.

 

Ainda de acordo com os modelos, a indicação é de uma nova invernada (período de vários dias consecutivos com muita nebulosidade e chuva) entre os dias 12 e 20/02 sobre o Mato Grosso, Goiás, São Paulo, metade sul de Minas Gerais e metade norte do Mato Grosso do Sul.

 

Abaixo você assiste o boletim de previsão contendo informações sobre o verão 2017 no Centro-Oeste com períodos chamados de invernada: