Colheita do arroz avança no Sul

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Nas imagens de satélite observamos a presença de áreas de instabilidade sobre grande parte das regiões central e norte do Brasil.

 

 

 

Nesta terça-feira (14), a previsão é de calor e pancadas de chuvas irregulares ao longo do dia,

principalmente no período da tarde e noite. Este padrão meteorológico ainda manterá certa apreensão junto aos produtores, uma vez que já há diversas localidades do Centro-Oeste, Sudeste, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia que estão a mais de 10 dias sem registros de chuvas e muitas lavouras já registram estresse hídrico. Ainda não houve relatos de perdas nos potenciais produtivos das plantas, mas a ausência de chuvas regulares vem provocando o enrolamento de folhas de milho. No algodão, ainda não há relatos de sintomas de estresse, assim, como no café e na cana de açúcar.

 

Como evitar o risco climático no campo?

 

Por outro lado, esse tempo mais firme tem possibilitado o rápido avanço dos trabalhos de colheita e posterior plantio das lavouras de 2ª safra. Na cana de açúcar, diversas usinas de São Paulo e de Minas Gerais já iniciaram suas atividades, beneficiados por esse padrão meteorológico.

 

Na região centro-norte do Brasil a mudança no padrão meteorológico só deverá ocorrer a partir deste próximo final de semana. Isso porque, uma nova frente fria conseguirá avançar sobre a região Sudeste e deste modo, organizar melhor o corredor de umidade, vindo da Amazônia, provocando chuvas mais generalizadas sobre toda a região, inclusive em municípios do norte de Goiás e de Minas Gerais e em todo o Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

 

Alerta de risco e condições severas e análise da cultura

 

No Sul, a terça-feira (14), será mais um dia de tempo aberto sem previsão de chuva generalizada o que possibilita os trabalhos de colheita do arroz, soja e milho sem grandes transtornos. As chuvas só deverão retornar à região no final desta semana com grande potencial para tempestades entre a sexta (17), e o sábado (18), principalmente no Rio Grande do Sul.