Nível de umidade sobe nos campos de algodão

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Áreas de instabilidade podem ser observadas sobre grande parte da região central do Brasil, e o tempo fica instável com previsão para pancadas de chuvas, principalmente no período da tarde e noite.

 

 

Os próximos dias serão marcados pela elevação dos níveis de umidade do solo em quase todas as localidades das regiões produtoras de milho e algodão das regiões Sudeste, Centro-Oeste, Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Com o corredor de umidade da Amazônia posicionado mais ao norte do País nestes próximos dias, Rio Grande do Sul e Santa Catarina deverão ter um tempo mais estável e sem chuva, sendo que as chuvas só deverão retornar a essas localidades no final do mês de março. Esse tempo mais “seco” nos dois estados do Sul permitirá o avanço da colheita do arroz, milho e soja, mantendo em alta os índices de produtividade.

 

Como melhorar a produção no campo 

 

Na faixa central e norte do país, mesmo com a previsão de chuva neste último fim de semana do verão as condições se mantem favoráveis à realização dos tratos culturais e da colheita da soja e da cana de açúcar. Vale lembrar, que não se pode descartar paralisações momentâneas nestas atividades, mas sem risco para a produtividade e qualidade.

 

No Sul, com o avanço de uma massa de ar polar as temperaturas mínimas se manterão mais baixas em grande parte da região, sem nenhum risco para ocorrência de geadas ou qualquer outro tipo de dano às lavouras, até porque, apenas na região de fronteira com o Uruguai é que as temperaturas ficarão um pouco mais baixas, mas mesmo assim, próxima dos 10°C.

 

Previsão de temperatura para até seis meses e comparação com a média/ano anterior

 

Os modelos de previsão mostram uma tendência que a segunda quinzena de março e começo de abril serão marcadas por pancadas de chuva mais regulares e, até mesmo em bons volumes sobre todas as regiões produtoras do Centro-Oeste, Sudeste, Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Com isso, os níveis de umidade do solo continuarão em patamares razoáveis, permitindo que as plantas encontrem condições razoáveis ao seu desenvolvimento. 

 

                             Mapa de chuva acumulada mostra uma tendência para 15 dias

 

E, mesmo com a previsão para pancadas de chuva, a colheita da cana de açúcar que já se iniciou em diversas localidades do Centro-Sul do Brasil não terá problemas, apenas podendo manter os níveis de ATR ainda mais baixos, por conta de uma umidade mais elevada nesse período.

 

Tendência Outono Brasil 2017