Estresse hídrico preocupa produtor de algodão

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A presença de uma frente fria na altura do estado de São Paulo nesta quarta-feira deixará o tempo fechado e com possibilidade de chuva a qualquer hora do dia em grande parte de São Paulo, norte do Mato Grosso do Sul, sul de Goiás, sul e triangulo mineiro. Porém, como essas chuvas virão na forma de pancadas, não haverá prejuízos à realização dos trabalhos de colheita, apenas paralisações momentâneas. Na quinta-feira (13), o tempo volta a abrir sobre essas localidades.

 

Como melhorar a produção no campo

 

Até o fim da semana estão previstas pancada de chuva de forma irregular sobre Mato Grosso, Goiás, norte do Tocantins, Pará, Maranhão e Piauí. Como serão pancadas irregulares muitas localidades, que já vem apresentando mais de 10 dias sem chuva, poderão continuar apresentando estresse hídrico o que traz certa preocupação junto aos produtores de milho e algodão.

 

 

Contudo, os modelos de previsão começam a intensificar a possibilidade de que na semana que vem venham a ocorrer chuvas mais generalizadas sobre boa parte do Centro-Oeste e do Sudeste o que poderá contribuir para o pleno desenvolvimento do milho safrinha.

 

 

No Sul, o avanço de uma massa de ar polar deixa o tempo mais firme e sem previsão de chuva generalizada. Somente no sábado (15), é que as chuvas deverão retornar à região, devido ao avanço de uma nova frente fria. Apesar da presença dessa massa de ar polar e a queda nas temperaturas mínimas, não há risco para ocorrências de geadas. Até porque as temperaturas mínimas não deverão cair abaixo dos 8°C.

 

Com o retorno do tempo mais firme, as condições são favoráveis à realização da colheita do arroz, soja e milho, que teve que ser paralisada em alguns municípios por conta das chuvas destes últimos dias. Mas mesmo com essa paralisação não houve registros de perdas.

 

Análise da previsão climática para a tomada de decisão no campo de curto, médio e longo prazo