Estimativa é alta para 2° safra de milho

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A presença de uma frente fria sobre o Rio Grande do Sul mantém o tempo instável sobre o estado, com previsão de mais chuvas em grande parte dos municípios gaúchos. Nesta terça-feira (09), há previsão de chuva também sobre a faixa norte das regiões Norte e Nordeste, a faixa litorânea de Sergipe ao Rio Grande do Norte e o oeste do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul.

 

Nas demais regiões do Brasil a terça-feira será de tempo aberto e sem previsão de chuva. Ao longo da semana este será o padrão meteorológico observado em todo o Brasil com chuva concentrada sobre o Rio Grande do Sul.

 

 

Na sexta-feira, dia 12, uma nova frente fria estará se formando e avançando sobre a Região Sul. Este novo sistema terá amplitude e intensidade suficiente para avançar para os demais estados da região até o Sudeste. Há previsão de que ao longo da semana que vem venham ocorrer pancadas de chuva sobre grande parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste o que possibilita a manutenção e a elevação dos níveis de umidade do solo, garantindo melhores condições ao desenvolvimento das lavouras de 2ª safra.

 

Por outro lado, a chuva deverá atrapalhar o pleno andamento da colheita da cana de açúcar e do café, mas não deverão ser observadas perdas nestas culturas. No caso da cana de açúcar, o tempo mais úmido poderá afetar a concentração de ATR pela planta, aí sim, causando reduções nos índices de produtividade de etanol e açúcar.

 

Como melhorar a produção no campo?

 

A ocorrência de chuva na semana que vem sobre as áreas de milho safrinha irá sustentar a estimativa de produção de uma 2ª safra de milho superior a 67 milhões de toneladas.   

 

Saiba maisQual a influência do clima na sua safra?

Agricultura de precisão e monitoramento