Colheita da cana está paralisada

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Muitas áreas de instabilidade ainda podem ser observadas sobre a região central do Brasil nesta segunda-feira (22). Com isso, o dia ainda será de tempo instável e com possibilidade para pancadas de chuva em vários municípios do Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rondônia e Pará. No restante do Brasil, o tempo permanecerá aberto e sem previsão de chuva.

 

 

Por conta da chuva ocorrida nestes últimos dias em grande parte das regiões produtoras do Brasil, os níveis de umidade do solo estão muito bons, garantindo excelentes condições ao desenvolvimento das lavouras de 2ª safra, em especial para o milho.

 

Por outro lado, as lavouras de feijão apresentam perdas tanto de produtividade quanto de qualidade, por conta do excesso de umidade. Nas culturas do café e da cana de açúcar, a chuva inviabiliza os trabalhos de colheita que permanecem paralisados.

 

Qual a influência do clima na sua safra?

 

A partir desta terça-feira (23), uma nova frente fria estará avançando pela faixa oeste da região Sul. Há previsão de mais chuva em grande parte dos municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e do Paraná. Há previsão de chuvas irregulares também sobre o Mato Grosso do Sul e São Paulo. Já no Mato Grosso, Goiás e em Minas Gerais o avanço deste sistema durante o início da semana deixa o tempo um pouco mais instável. Não pode descartar a possibilidade de que venham ocorrer algumas pancadas de chuva bem isoladas e de curta duração.

 

Há previsão de frio para os próximos dias em grande parte da região centro-sul do Brasil, mas não há riscos para ocorrência de geadas em nenhuma localidade. Os dias continuarão tendo grande amplitude térmica, ou seja, madrugadas com temperaturas mais amenas e dias mais quentes. 

 

Veja também: Análise da umidade do solo com 15 dias de antecedência