Os produtores de caqui de Arroio do Padre, na região sul do Rio Grande do Sul, estão comemorando os resultados da safra. O principal motivo é o clima, que tem se mantido dentro da normalidade, o que acaba favorecendo o cultivo. As chuvas estão adequadas, com volumes bem distribuídos, sem excesso e sem a incidência de granizo ou vendavais, explica Paula da Fonseca, Técnica em Agropecuária da Emater/RS, na cidade.
Segundo a especialista, o clima ideal para o cultivo de caqui é ameno. Não é uma fruta que exige um período específico de frio, como a maçã. A produção acaba sendo muito boa no município, que possui um clima bem definido, conta Paula.
A expectativa agora é que o ano continue com temperatura e precipitação dentro da normalidade para ter uma ótima colheita. Só teremos problemas se o inverno for atípico, ou seja, com calor ou com pouca ou muita chuva, finaliza a técnica da Emater/RS.
De acordo com o meteorologista da Climatempo, Alexandre Nascimento, a tendência é que o clima continue favorecendo a cultura do caqui, neste início de inverno. O indicativo é que as chuvas continuem ocorrendo pelo menos uma vez por semana no sul do estado. Os maiores volumes ficam mais concentrado na faixa central e norte do Rio Grande do Sul.
Veja também: Excesso de chuva atrasa o plantio da soja nos EUA