Clima favorece produção de caqui em Arroio do Padre (RS)

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Os produtores de caqui de Arroio do Padre, na região sul do Rio Grande do Sul, estão comemorando os resultados da safra. O principal motivo é o clima, que tem se mantido dentro da normalidade, o que acaba favorecendo o cultivo. “As chuvas estão adequadas, com volumes bem distribuídos, sem excesso e sem a incidência de granizo ou vendavais”, explica Paula da Fonseca, Técnica em Agropecuária da Emater/RS, na cidade.

 

Segundo a especialista, o clima ideal para o cultivo de caqui é ameno. “Não é uma fruta que exige um período específico de frio, como a maçã. A produção acaba sendo muito boa no município, que possui um clima bem definido”, conta Paula.

 

A expectativa agora é que o ano continue com temperatura e precipitação dentro da normalidade para ter uma ótima colheita. “Só teremos problemas se o inverno for atípico, ou seja, com calor ou com pouca ou muita chuva”, finaliza a técnica da Emater/RS.

 

De acordo com o meteorologista da Climatempo, Alexandre Nascimento, a tendência é que o clima continue favorecendo a cultura do caqui, neste início de inverno. O indicativo é que as chuvas continuem ocorrendo pelo menos uma vez por semana no sul do estado. Os maiores volumes ficam mais concentrado na faixa central e norte do Rio Grande do Sul.   

 

Veja tambémExcesso de chuva atrasa o plantio da soja nos EUA

Onda de frio nos cafezais? Veja análise

Porque as previsões de clima são sempre trimestrais? Saiba como você agricultor pode transformar a previsão de clima em informação útil.