O tempo voltou a firmar no Rio Grande do Sul, após a passagem de uma frente fria de fraca intensidade, que provocou pancadas de chuva muito irregulares sobre o estado. Nesta quinta-feira (13), não há previsão de chuva para nenhuma região produtora do país. Assim, as condições se manterão favoráveis à realização dos trabalhos de colheita do milho, café, cana-de-açúcar e algodão.
Esse tempo seco em todo o Sudeste, Centro-Oeste e no Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), vai continuar inalterado nos próximos dias. Muito bom para o pleno andamento da colheita e até mesmo para a qualidade dos grãos.
Veja também: Ataque de pragas reduz produtividade na safrinha
Frente fria vira o tempo a partir de domingo
Contudo, entre domingo (16) e a próxima segunda-feira (17), uma nova frente fria passa pelo Rio Grande do Sul, provocando pancadas de chuva sobre o estado. Como vem ocorrendo, essas pancadas serão bem irregulares e localizadas.
A maior quantidade de chuva dessa nova frente fria fica restrita ao Sul do Brasil, mas não há expectativa de grandes acumulados. Nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste, pequenas áreas de São Paulo e de Mato Grosso do Sul deverão receber um pouco de chuva.
Risco de geada aumenta
Mais que a chuva, a grande mudança e destaque para a próxima semana será o frio. A nova massa polar estará avançando sobre a faixa leste do Brasil, provocando o declínio acentuado das temperaturas mínimas em boa parte do centro-sul do país.
Diferentemente do que aconteceu no começo da semana passada, essa nova massa polar é continental e o frio será intenso, elevando o risco para ocorrência de geadas em áreas de café e de cana-de- açúcar. O monitoramento dessa massa polar e do risco de geada vai continuar nos próximos dias.
Seja avisado com antecedência sobre geadas, seca e condições fitossanitárias!