Ex-ministro da agricultura lança uma proposta para desenvolvimento do país

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A sacada da semana vai para o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, com uma visão de grande estadista, lançou uma proposta para a criação de uma plataforma de desenvolvimento do país, alargando a visão dessa capacidade que demonstramos ter do agronegócio.

E ele diz: “Somos um rico país pobre”. Nada mais perfeito. Somos um um rico país dentro das 10 maiores economias do mundo, protagonista do agronegócio planetário. Lugar com mistura de raças, do mundo inteiro.

Temos a 5° melhor universidade de ciências agrárias do planeta, a ESALQ, e com tudo isso, somos pobres. Renda per capita baixa, produtividade média do país em baixa, índice de inovação medíocre, insegurança, saúde mal administrada, tributos extorsivos não condizentes com o retorno que deveriam permitir, e todas as demais crises que sabemos.

A sacada final vai para o ex-ministro Roberto Rodrigues, pois ele propõe assumirmos a competência de tudo o que significa o novo agro. Na verdade, uma agrossociedade. Indústria, comércio, turismo, educação, saúde, qualidade de vida, felicidade, empreendedorismo, cooperativismo, mídia, etc.

Se olharmos tudo o que a matriz do agro permite e faz, e com ela irrigar todo o Brasil para termos um foco de liderança, de diferenciação entre os países iríamos significar o país da paz mundial, o país que assume a segurança alimentar do planeta, e “food” significa “peace”, um “dream Peace”… um sonho.

Roberto Rodrigues, você teve um sonho como Martin Luther King, que disse também um dia: “I have a dream…”

E como Raul Seixas falava: “Sonho que se sonha só é apenas sonho, sonho que se sonha junto vir realidade”.

Plataforma do Brasil é um símbolo mundial da segurança alimentar, o país da paz.

Já estou sonhando com você, transformar o Brasil de um rico país pobre num rico país da paz e feliz para todos.