Chuva colabora para o preparo do solo no RS

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A frente fria tão esperada pelos produtores do Sul do Brasil, finalmente avança pelo estado do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (02). Com isso, chove em grande parte do estado o que proporciona a elevação dos níveis de umidade do solo, garantindo melhores condições ao desenvolvimento das lavouras de inverno, preparo do solo e o plantio das novas culturas de verão. No decorrer do dia e, principalmente nesta quinta-feira (03) o sistema avança sobre Santa Catarina e Paraná. Vale lembrar, que o volume de chuva previsto para os dois estados serão bem menores do que vai ser registrado no Rio Grande do Sul e poderá inviabilizar a aplicação de adubos nitrogenados que são essenciais, neste momento, a cultura do trigo.

 

Seja avisado com antecedência sobre água disponível no solo, seca e condições fitossanitárias. Saiba como aqui

 

A frente fria muda o tempo somente em parte do Sudeste. O extremo sul do Mato Grosso do Sul e faixa leste de São Paulo poderão registrar nesta quinta-feira (03) algumas pancadas de chuva. Mas nada que venha inviabilizar ou até mesmo causar prejuízos às culturas ou aos trabalhos de colheita que avançam sem grandes transtornos neste ano.

 

Depois da passagem desta frente fria pelo Sul, o tempo voltará a se firmar a partir de sexta-feira (04), sendo que a próxima frente fria só deverá ocorrer em meados da semana que vem e sua atuação restrita apenas ao Rio Grande do Sul. Assim, a cultura do trigo ainda poderá sofrer mais perdas, principalmente no Paraná, mas os trabalhos de colheita do milho, algodão, feijão, café e da cana de açúcar seguirão sem maiores problemas ao longo dos próximos 15 dias.

 

Faça parte do novo modelo de previsões de alta precisão. Veja aqui!

 

Temperatura

A temperatura não deve cair tanto ao longo dos próximos dias. Não há riscos para ocorrência de geada, exceto nas áreas serranas, mas de forma fraca. A partir do final de semana, a temperatura mínima poderá ficar ligeiramente mais baixa, por conta da massa de ar polar.

 

Situação nos EUA

Nos Estados Unidos, a previsão indica que a volte a acorrer em grande parte das principais regiões produtoras de grãos, com exceção apenas para a faixa noroeste, que ainda terá volumes muito baixos de chuvas ao longo dos próximos 15 dias. Com isso, os níveis de umidade do solo se elevam, conferindo melhores condições ao desenvolvimento das lavouras de soja, milho, algodão e arroz. Apenas o trigo de primavera é que ainda continuará bastante ruim.

 

Leia também: A situação do milho no EUA

Agosto terá uma frente fria por semana