A previsão do tempo indica a passagem de várias frentes frias pelo Brasil nesta primeira quinzena de agosto. Os modelos de previsão da Climatempo indicam a passagem dos sistemas na divisa com o Uruguai. A primeira frente fria avançou ontem, (01), e as demais previstas para os dias 08, 12 e 18 de agosto, com chuva na fronteira.
A passagem regular destas frentes indica que o bloqueio atmosférico não é dos mais fortes.
Com isso, a umidade da Amazônia consegue entrar pela Colômbia, Bolívia e Paraguai provocando chuva nestes países.
A meteorologista Josélia Pegorim analisa a chuva sobre o Brasil na primeira quinzena de agosto de 2017. Veja no vídeo abaixo:
Sem o El Niño para perturbar, as frentes frias devem passar com mais facilidade que nos últimos anos. Até pode chover um pouco na Região Centro-Oeste do Brasil.
Fonte: https://www.esrl.noaa.gov/psd/map/clim/sst.shtml
Quer saber a previsão para os próximos 15 dias?
Parece uma boa notícia, mas não é bem assim. A passagem destas frentes frias não vai encerrar a estação seca desta época do ano. Mesmo a região que tiver chuva, vai ser muito pouca, não resolve a situação do pasto e além disso, no Sudeste e Centro-Oeste, só quem irriga consegue iniciar o plantio em agosto.
Neste ambiente tão seco a frente fria não causa muita chuva, mas traz ventania e mudança brusca da direção dos ventos, dificultando muito o controle das queimadas.
Temos uma boa notícia! A chuva vem na hora certa, mas de forma irregular. O que isso significa para a o plantio das diferentes culturas, nos diversos estados do Sudeste, do Centro-Oeste e o do Sul do Brasil? É tanta informação que não caberiam num blog. Ao longo dos próximos dias você acompanha mais informações.
Ana Lúcia Frony de Macêdo
Meteorologista
Veja também: A situação do milho nos EUA se agrava
Conecte sua estação meteorológica e tenha previsões ainda mais precisas. Clique aqui para saber mais.