Agosto terá uma frente fria por semana

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A previsão do tempo indica a passagem de várias frentes frias pelo Brasil nesta primeira quinzena de agosto. Os modelos de previsão da Climatempo indicam a passagem dos sistemas na divisa com o Uruguai. A primeira frente fria avançou ontem, (01), e as demais previstas para os dias 08, 12 e 18 de agosto, com chuva na fronteira.

 

A passagem regular destas frentes indica que o bloqueio atmosférico não é dos mais fortes.

Com isso, a umidade da Amazônia consegue entrar pela Colômbia, Bolívia e Paraguai provocando chuva nestes países.

 

A meteorologista Josélia Pegorim analisa a chuva sobre o Brasil na primeira quinzena de agosto de 2017. Veja no vídeo abaixo:

 

 

Sem o El Niño para perturbar, as frentes frias devem passar com mais facilidade que nos últimos anos. Até pode chover um pouco na Região Centro-Oeste do Brasil.

Fonte: https://www.esrl.noaa.gov/psd/map/clim/sst.shtml

 

Quer saber a previsão para os próximos 15 dias? 

 

Parece uma boa notícia, mas não é bem assim. A passagem destas frentes frias não vai encerrar a estação seca desta época do ano. Mesmo a região que tiver chuva, vai ser muito pouca, não resolve a situação do pasto e além disso, no Sudeste e Centro-Oeste, só quem irriga consegue iniciar o plantio em agosto.

Neste ambiente tão seco a frente fria não causa muita chuva, mas traz ventania e mudança brusca da direção dos ventos, dificultando muito o controle das queimadas.

Temos uma boa notícia! A chuva vem na hora certa, mas de forma irregular. O que isso significa para a o plantio das diferentes culturas, nos diversos estados do Sudeste, do Centro-Oeste e o do Sul do Brasil? É tanta informação que não caberiam num blog. Ao longo dos próximos dias você acompanha mais informações.

Ana Lúcia Frony de Macêdo
Meteorologista

Veja tambémA situação do milho nos EUA se agrava

Conecte sua estação meteorológica e tenha previsões ainda mais precisas. Clique aqui para saber mais.