Início de plantio requer boa umidade do solo

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Pelas imagens de satélite é possível observar que não há nenhum sistema sobre o Brasil que possa organizar chuvas com exceção apenas para a região Amazônica, extremo sul do Rio Grande do Sul e faixa litorânea do Nordeste que deverão registrar algumas pancadas de chuvas ao longo desta quarta-feira.

 

 

Todo o restante do Brasil seguirá com tempo aberto e sem previsão de chuva. Permitindo que os trabalhos de colheita do café, cana de açúcar, algodão e feijão prossigam sem grandes problemas.

 

Contudo, poderão vir ocorrer algumas pancadas de chuvas bem isoladas sobre a faixa norte do Mato Grosso e no Pará durante o próximo final de semana, o que seria mais uma vez um problema para as áreas de algodão, principalmente da região de Parecis, em Mato Grosso. Mas por outro lado, essas eventuais pancadas de chuva irão elevar os níveis de umidade do solo, garantindo alguma reserva para o início do plantio mesmo os modelos de previsão continuar a prever um setembro com chuvas muito irregulares e, até mesmo em baixos volumes em grande parte da região central e norte do País.

 

Receba o relatório de umidade no solo com até 15 dias de antecedência 

 

As chuvas só deverão retornar à região Sul no começo da semana que vem, quando uma nova frente fria estará avançando pelo Rio Grande do Sul entre o domingo (03) e a segunda-feira (04), provocando chuvas generalizadas e em bons volumes sobre o Estado. E, no decorrer da semana o sistema estará avançando também sobre Santa Catarina, onde irá deixar o tempo instável e com possibilidades para ocorrências de pancadas de chuva.

 

Já em grande parte do Sudeste, Centro-Oeste, Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia o tempo segue aberto e sem previsão de chuva durante os próximos 10 dias.

 

Conecte sua estação meteorológica e tenha previsões ainda mais precisas 

Fique por dentro das análises agrometeorológicas no blog do AgroclimaproAqui

Quer facilidade na hora de tomar a decisão? Saiba no mais sobre o volume de chuva e quantidade de nuvens previstas na sua região agrícola. Clique aqui