A chuva chegou!

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Finalmente as chuvas chegaram às áreas produtoras do país. Entre os dias 31/10 e 01/11 grandes regiões produtoras registraram valores significativos de chuva. Um exemplo foi o oeste da Bahia. O município de Luiz Eduardo Magalhães registrou 64 milímetros em um período de 24 horas. No Espírito Santo, a região de Cachoeiro de Itapemirim registrou 43 milímetros de chuva. A cidade de Água Boa (MT) registrou 111 milímetros.

 

Frente fria

Outra frente fria começa a atuar no oeste gaúcho, fronteira com a Argentina, entre o fim de tarde e início de noite da quinta-feira (02) trazendo chuva. Estas novas áreas de instabilidade irão avançar para o Sul ao longo da sexta-feira (03). Durante o fim de semana, e na segunda (06/11) as instabilidades se espalham pelos três estados da  Região Sul e grandes acumulados serão observados desde Paraná até o Espirito Santo. O fluxo de umidade proveniente da Amazônia irá ajudar a formar áreas de instabilidade e chuvas mais frequentes em toda a Região Centro Oeste, Tocantins e oeste da Bahia.

 

chuvap1_br (1)

 

Arroz e trigo

Após a passagem da frente fria no Sul do Brasil, o tempo ficará mais firme garantindo aos produtores gaúchos uma trégua para efetuar o plantio de arroz e a colheita de trigo. Ambas as culturas foram bastante prejudicadas pelo excesso de umidade. Os rizicultores e triticultores estão apreensivos com relação a uma possível quebra de produtividade destas culturas e até mesmo uma queda na safra atual.

 

O meteorologista Vitor Hassan faz uma análise do que vem por aí. Assista o vídeo abaixo:

 

 

Acompanhe no Blog do Agroclima uma análise sobre o cenário atual das regiões produtoras do páis  

 

Para saber maiores informações de como se planejar com antecedência e tornar o clima seu grande aliado basta consultar www.agroclimapro.com.br

 

Veja como a informação meteorológica pode ajudar a tomar a decisão dentro do campo:

Previsão do tempo para 15 dias com análise do estado e impacto das condições previstas na cultura

Análise de volume de chuva para a área produtora

 

Por Meteorologista Vitor Hassan