Chuva regular favorece safra de milho em Sergipe

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Os produtores de milho de Sergipe têm bons motivos para comemorar. Isso porque as chuvas regulares na região estão dando garantia de uma safra muito maior e melhor do que a do ano anterior.

Na região de Itabaianinha, ao sul do estado, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) não registrou chuva durante o mês de outubro. Porém, de março até setembro, tem chovido próximo ou acima da média mensal. No mês de abril, por exemplo, choveu aproximadamente 210 milímetros. A chuva de setembro também surpreendeu – o INMET registrou um acumulado de aproximadamente 330 milímetros, o que representa quase sete vezes mais do que a média mensal, que é de aproximadamente 50 milímetros.

 

Os meses de novembro e dezembro não são os mais chuvosos em Sergipe. “A chuva deve ficar dentro da normalidade no estado até o fim do ano”, afirma a meteorologista da Climatempo Camila Ramos. No entanto, isso não deve prejudicar a produção do milho, uma vez que as safras já foram beneficiadas pelas precipitações ao longo do ano.

 

De acordo com a secretaria de Agricultura de Sergipe, a previsão é colher uma safra 462% maior do que a do ano passado. Espera-se ainda que a produção de milho no estado chegue a 793 mil toneladas. A maior parte dele deve ser vendida para os estados de Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

 

Atualmente, o preço da saca tem estado em torno de R$ 30. Em 2016, esse preço chegou a R$ 45. Com o milho sobrando, alguns produtores têm feito estoque para vender apenas em fevereiro e março do ano que vem, época em que a oferta diminui e o preço volta a subir.

 

Veja como a informação meteorológica pode ajudar a tomar a decisão dentro do campo:

Previsão do tempo para 15 dias com análise do estado e impacto das condições previstas na cultura

Análise de volume de chuva para a área produtora

Facilidade de tomar a decisão: Relatório do volume de chuva e quantidade de nuvens

Alerta de risco de condição severa