Sul do Brasil ainda terá eventos frios

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Nesta quinta-feira (16), o avanço de uma frente fria sobre o Rio Grande do Sul deixa o tempo instável e com previsão para chuva generalizada sobre o estado. A chuva pode atrapalhar e até mesmo inviabilizar todos os trabalhos de campo, como plantio da soja e do arroz, bem como a colheita do trigo. Mas por outro lado, como esse sistema deverá passar rapidamente sobre o estado, a partir do sábado, o tempo voltará a abrir e com isso, volta à condição mais favorável aos trabalhos de campo. A chuva irá manter os solos com bons níveis de umidade, favorecendo o desenvolvimento das lavouras.

 

A frente fria avança também por Santa Catarina e Paraná entre hoje à noite e, principalmente sexta-feira (17) e também irá provocar chuva sobre parte do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e São Paulo. E como esse sistema estará avançando sobre a região Sudeste ao longo desse final de semana, a previsão é de chuva nos próximos 4 dias em praticamente, todas as regiões produtoras do Brasil, desde o Rio Grande do Sul até o Matopiba o que irá beneficiar, portanto, a manutenção e até mesmo a elevação dos níveis de umidade do solo, garantindo boas condições ao desenvolvimento das lavouras.

 

Geada

 

Sobre a possibilidade de ocorrência de geadas no sul do Brasil, a informação é que o risco é extremamente baixo. As regiões serranas e de alta altitude do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina até poderão registrar formações de geadas entre a madrugada de sábado (18) para domingo (19) e de domingo para segunda-feira (20). Podemos chamar de geada turística, pois pegará as áreas de turismo destes estados.

 

O fato é que após a passagem dessa frente fria, as temperaturas irão cair bastante no começo da semana que vem, devido ao avanço de uma massa de ar polar. E, infelizmente, essa tendência de frentes frias seguidas de massas de ar polar será frequente nesta safra, já que as baixas temperaturas das águas do Oceano Pacífico, facilitam a entrada dessas massas de ar frias sobre o continente. Entretanto, apesar de não haver nenhuma possibilidade de ocorrência de geadas nas áreas de cultivo de grãos e frutas, apenas a possibilidade de ocorrência de ventos frios já poderá trazer uma certa preocupação à produção agrícola, já que esses ventos podem afetar, parcialmente, o pleno desenvolvimento das lavouras, em especial, arroz, soja e milho.

 

Tendência

 

Além disso, para os próximos 90 dias existe a previsão de grandes amplitudes térmicas em grande parte da região centro-sul do Brasil, ou seja, dias bastante quentes e noites com temperaturas mais baixas, o que poderá ocasionar um alongamento de ciclo em algumas cultivares.

 

Veja como a informação meteorológica pode ajudar a tomar a decisão dentro do campo:

Previsão do tempo para 15 dias com análise do estado e impacto das condições previstas na cultura

Análise de volume de chuva para a área produtora

Facilidade de tomar a decisão: Relatório do volume de chuva e quantidade de nuvens

Alerta de risco de condição severa 

 

Fique de “Olho no Céu” e participe do concurso cultural da climatempo. Clique para saber como participar.