Chuva retorna as áreas produtoras do Sul do BR

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A chuva não dá trégua aos produtores do Mato Grosso, Goiás, Rondônia e em grande parte do Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia, pois desde o começo da semana chuvas intermitentes são registradas sobre toda a metade norte do Brasil. A chuva impossibilita que os produtores realizem os devidos tratos culturais, em especial as pulverizações contra doenças dentro dos campos.

 

A sexta-feira (15) não será diferente, uma vez que áreas de instabilidade estão atuando sobre essas localidades e mantem o tempo fechado e com chuva a qualquer hora do dia. Além disso, o tempo fechado e chuvoso deverá persistir sobre a metade norte do Brasil até terça-feira (19/12). Após essa data as chuvas continuarão a ocorrer, porém apenas na forma de pancadas, principalmente à tarde e noite o que irá possibilitar a realização todos os devidos tratos culturais em suas lavouras, bem como dar início ao plantio do algodão, que hoje se encontra paralisado.

 

Alguns institutos de meteorologia estão alertando para uma possível estiagem sobre as áreas produtoras do norte de Minas Gerais e em grande parte do MAPITOBA ao longo dessa 2ª quinzena de dezembro. A Climatempo discorda. Segundo os modelos de previsão, os volumes de chuvas serão realmente menores nesse período, porém, não haverá uma total ausência de chuvas, apenas voltarão a ocorrer às famosas pancadas de chuvas irregulares, já que durante os próximos dias, os corredores de umidade estarão voltados para a metade sul do País, incluindo a Argentina, Paraguai e Uruguai.

 

Assim, as áreas de instabilidade observadas sobre o norte do Brasil, estarão bem mais fracas do que as observadas nessa 1ª quinzena do mês, mas nada que venha comprometer o pleno desenvolvimento das lavouras. Até porque, se observarmos os mapas de previsão de chuva, segundo o modelo Europeu (ECMWF), há previsão de chuva para toda faixa nordeste do Brasil nos próximos 15 dias, porém com volumes menores do que vinha sendo observado.

 

A grande notícia de hoje é sem dúvida nenhuma, o retorno da chuva as regiões produtoras do Sul do país, incluindo a região sul do Mato Grosso do Sul e São Paulo. Ontem, quinta-feira (14), áreas de instabilidade já ocasionaram chuvas boas sobre a faixa oeste do Rio Grande do Sul, aliviando muito a apreensão dos produtores e, sobretudo, elevando os níveis de umidade do solo, garantindo assim, melhores condições ao desenvolvimento das lavouras.

 

Para essa sexta-feira, toda a região Sul voltará a ter tempo aberto e com possibilidades apenas para eventuais pancadas de chuvas muito isoladas. Entretanto, a partir de domingo (17/12), a passagem de uma frente fria pela região irá mudar completamente o tempo, pois há previsão de chuva generalizada e até mesmo em bons volumes sobre todas as localidades produtoras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

 

A chuva irá proporcionar a elevação dos níveis de umidade do solo, garantindo melhores condições ao desenvolvimento das lavouras. O tempo mais chuvoso deverá persistir ao longo de toda a semana que vem o que irá contribuir para uma total recuperação das lavouras, que hoje estão sob estresse hídrico.

 

Soja na Argentina

 

Há previsão de chuva também para as áreas produtoras da Argentina e do Paraguai. E, essas chuvas irão elevar os níveis de umidade do solo, garantindo excelentes condições tanto ao desenvolvimento das lavouras quanto a finalização do plantio da soja na Argentina. E como há previsões de que a 2ª quinzena de dezembro venha a ser marcada por chuvas mais regulares, a tendência é que as condições meteorológicas se mantenham favoráveis ao desenvolvimento das lavouras.

 

Leia no Blog do Agroclimapro outras informações e análises sobre as culturas 

 

Para saber maiores informações de como se planejar com antecedência e tornar o clima seu grande aliado basta consultar www.agroclimapro.com.br

 

Veja como a informação meteorológica pode ajudar a tomar a decisão dentro do campo:

Análise de volume de chuva para a área produtora