Chuva prejudica tratos culturais no CO

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

No Centro-Oeste, as chuvas intermitentes que vem ocorrendo, principalmente sobre o Mato Grosso, tem impossibilitado a realização dos tratos culturais, principalmente as aplicações de defensivos agrícolas e também o plantio do algodão safra. Essa condição já traz muita apreensão a diversos produtores, uma vez que tais condições meteorológicas, além de atrapalharem a realização dos trabalhos de campo, também prejudicam o desenvolvimento das lavouras, uma vez que mantém o tempo nublado e os índices de taxas de radiação solar muito baixos. Isso ocasiona taxas fotossintéticas baixas e, consequentemente, baixos índices de acumulo de matéria seca.

 

Tendência

A perspectiva é de que as chuvas voltem a ocorrer em todas as regiões produtoras do Mato Grosso, Goiás e em boa parte do Mato Grosso do Sul na forma de pancadas, muito provavelmente diárias, mas não mais uma condição de invernada. Isso irá possibilitar a plena retomada das atividades de campo e, sobretudo, o plantio do algodão. Além disso, o mês de janeiro deve ter chuvas dentro da média para toda a região, o que irá permitir que os níveis de umidade do solo se mantenham adequados ao desenvolvimento das lavouras, bem como possibilitem a realização da colheita da soja e posterior plantio das lavouras de segunda safra.

 

Veja também:

Leia no Blog do Agroclimapro outras informações e análises sobre as culturas 

 

Para saber maiores informações de como se planejar com antecedência e tornar o clima seu grande aliado basta consultar www.agroclimapro.com.br

 

Veja como a informação meteorológica pode ajudar a tomar a decisão dentro do campo:

Análise de volume de chuva para a área produtora